Escola de Teatro

 

Programação Escola 2023

 

CENA CRIATIVA

Ministrante: Patsy Cecato

TERÇAS-FEIRAS DAS 19:30 AS 21:30

CARGA HORÁRIA – 38 ENCONTROS – 76 HORAS/AULA

De 14 de março a 12 de dezembro

*férias de 12 à 31 de julho

Casa de espetáculos – Visconde do Rio Branco 691 – Moinhos de Vento

 

OBJETIVOS

Desenvolvimento da criatividade, do carisma, da expressão e da imagem pessoal construindo, assim, uma performance mais completa do atuador (seja para utilização no teatro ou em outras áreas específicas onde os elementos acima sejam ferramentas fundamentais). Traçar um panorama da arte de representar e o ambiente, as circunstâncias e as influências que envolvem o ato. Um passeio pelo cantar, dançar, escrever, inventar, improvisar, enfim criar uma expressão de si mesmo. Uma experiência bastante intensa, reveladora e cheia de possibilidades.

 

PROGRAMA

Sensibilização – respiração e treino corporal.

Criatividade – criação do mote da cena, interpretação de texto, símbolos, linguagem corporal e contato com a subjetividade do ator.

Jogos teatrais – dinâmica do grupo, relacionamento, contatos com as regras teatrais de tempo/espaço, foco e contracenação.

Criação do texto curto – prática de criação de perfis, minicontos e minicrônicas.

Interpretação -  texto improvisação e performance do ator

Montagem – experiência das várias fases da montagem teatral, do texto ao público.

 

Técnica Pedagógica:

Fase 01: Trabalho corporal utilizando as técnicas de aquecimento muscular, alongamento e trabalho respiratório.

Fase 02: Trabalho de Sensibilização e Criatividade utilizando estímulos de textos poéticos e musica.

Fase 03: Através de jogos de cena, ilustrar os conceitos de tempo/espaço, foco, contracenação.

Fase 04: Através de motes induzir a escrita de micro textos

Fase 05: Utilizar o material de textos produzidos em aula e gerar cenas onde serão exercitados todos os conceitos vistos nas etapas anteriores.

Fase 06: Encaminhar e orientar a discussão de conceitos estéticos, de tendências, movimentos artísticos e consumo de arte.

 

Currículo da Orientadora:

 Patsy Cecato (Patricia Cecato)- Artista multimídia atua nas artes cênicas, visuais e literárias. É professora de Teatro, de Escrita Criativa e treinadora em Expressão Pessoal. É atriz, dramaturga e diretora de teatro. Se Meu Ponto G Falasse, Manual Prático da Mulher Moderna, Hotel Rosa-Flor, Mulheres Pessegueiro são alguns de seus trabalhos mais representativos na direção e na dramaturgia.

É graduada em Produção Audiovisual pela ULBRA/RS. É roteirista do curta-metragem A breve história de Cândido Sampaio, direção de Pedro Carvana e roteirista e diretora do documentário Das duas uma e dos curtas Irene e Irina, Gosto e Oráculos.

É Mestre em Escrita Criativa pela PUCRS.Escritora, dramaturga, roteirista e Doctor Script. Tem editadas as obras: Se Meu Ponto G Falasse (AGES/1998, Prêmio Açorianos de Dramaturgia/1999; Contistas Bissextos(LP&M/2007); Hotel Rosa-Flor (IEL/2002, Coleção Dramaturgia Gaúcha); Mulheres Pessegueiro(EDIPUCRS/2018,Coleção As Dramaturgas),  Prêmio Myriam Muniz de Dramaturgia/2008 e finalista do Prêmio Minuano de Literatura/ 2019; Não se mata pintassilgo e outros textos curtos para teatro (EDIPUCRS/2019) e Liberdade (Coletivo As Dramaturgas - Concha Editora/2022).

 

INVESTIMENTO

A Vista: 2.550,00 (desconto de 15%);

Parcelado: 10 x de 300,00

 

OFICINA DE TEATRO PARA ADOLESCENTES 

Ministrante: Ismael Goulart

QUINTAS-FEIRAS DAS 18 as 20

CARGA HORÁRIA: 34 ENCONTROS - 68 HORAS/AULA

De 16 de março á 14 de dezembro

*férias de 14 de julho á 02 de agosto

Casa de espetáculos – Visconde do Rio Branco 691 – Moinhos de Vento

Ismael Goulartatuou nas peças Tudo pode dar certo, Efeitos Colaterais da falta e/ou excesso,Dog Day, Shakesketes, Meu irmão, o medo, Labirinto da Água, 4,8,16 sem sentido, sem memória e Anexo Secreto. Além disso, trabalha como operador de som e iluminador em diversos espetáculos, foi indicado a melhor ator, trilha sonora e iluminação em diversos festivais no interior do RS, tendo ganho o prêmio de iluminação no XXVI Festivale. Membro também do Grupo ATritO sendo responsável pela concepção da trilha de todos os espetáculos do grupo,como operador de som destacam-se os trabalhos nos espetáculos Bailei na Curva e Se meu Ponto G Falasse.

PROGRAMA:

Uma oficina de introdução que, através de jogos e improvisações, permite exercitar as regras da teatralidade, facilitando o auto-conhecimento, a desinibição,  criatividade e desenvolvimento de carisma pessoal. Em dezembro haverá uma montagem de conclusão, propiciando ao aluno a experiência de se apresentar em um palco. Há 9 anos esse projeto ministrado por Fernanda Moreno, ja criou os espetáculos: "Os da Minha Rua" (2013), "A Parte" (2014), "Quem me dera ser Onda" (2015), "Till" (2016), "Diálogos nas Folhas em Branco" (2017),  "As Zebras Escondem suas Cicatrizes" (2018) e “O Reino Infante” (2019). Como característica, a maioria desses espetáculos participou de festivais pelo Rio Grande do Sul, sendo contemplado sempre com indicações ou prêmios. Dando continuidade a esse projeto, quem assume a turma em 2021 é Ismael Goulart assistente de direção de todas as edições anteriores da oficina de adolescentes.

 

INVESTIMENTO

A Vista: R$ 2.125,00 (desconto de 15%)

Parcelado: 10 x de 250,00

 

OFICINA DE INICIAÇÃO TEATRAL NAS SEGUNDAS-FEIRAS

Ministrante: Juliana Brondani

SEGUNDAS-FEIRAS DAS 19:30 às 21:30

CARGA HORÁRIA: 19 ENCONTROS – 38 HORAS/AULA

13 de março á 24 de julho

Casa de espetáculos – Visconde do Rio Branco 691 – Moinhos de Vento

PROGRAMA

O curso de Iniciação Teatral tem como proposta desenvolver habilidades expressivas, promover consciência corporal e exercitar técnicas teatrais. Percepção, criatividade e presença são elementos de trabalho que visam propiciar uma rica experiência com o universo teatral, bem como aprimorar a comunicação e a expressividade no dia-a-dia.

 

Juliana Brondanié especialista em Gestão Cultural - Senac RS (2010) e Bacharel em Direção Teatral - UFRGS (2007). Atuou em importantes espetáculos teatrais como Bailei na Curva (2000 – 2012), O Rei da Escória (indicada ao Prêmio Açorianos de atriz coadjuvante) e Hotel Rosa-Flor. Atualmente é uma das integrantes do grupo de improvisação Sobe Pro Play em cartaz há 11 meses ininterruptos. Desenvolve projetos e produtos culturais, projetos de gestão de teatros e espaços de arte e ativações de patrocínios culturais. Destaca sua passagem pelas empresas: Opus Promoções, Maria Cultura, Kzuka (Grupo RBS) e Cômica Cultural. Em 2015 fundou a Brondani Planejamento Cultural onde atende produtores, artistas e empresas; além de desenvolver projetos próprios como: Festival dos Pitocos (vencedor do FAC Regional 2016); Estações Kombina (vencedor do FAC Literatura 2017) e cria ações corporativas para marcas como: UniRitter, SESI RS, ThoughtWorks e Coca-Cola.

Indicações aos alunos: Roupas confortáveis

INVESTIMENTO

A Vista: 1.105 (desconto de 15%);

Parcelado: 5 x de 260,00

 

VOZ CRIATIVA APRESENTA: AULÃO DE VOZ COM A DUBLADORA ANA PAULA SCHNEIDER E A FONOAUDIÓLOGA LUISA CATOIRA

 

21/01  - sábado – 10 ás 13 horas 

 

CARGA HORÁRIA – 1 ENCONTRO – 3 HORAS/AULA

 

CASA DE ESPETÁCULOS – VISCONDE DO RIO BRANCO 691 – MOINHOS DE VENTO

 

PROGRAMA

 

Dia 21 de janeiro das 10h ás 13h irá acontecer um encontro ao vivo com Ana Paula Schneider e online com Luisa Catoira para um bate papo e tira dúvidas sobre as profissões da voz, cuidados vocais e treinamento de voz caricata para desenho. Vamos explicar as diferenças das profissões, locução, dublagem e voz original.

 

Como começar em cada área;

Cuidados Vocais;

Voz de desenho animado;

O que é o treinamento de voz caricata?

 

 

ANA PAULA SCHNEIDER é atriz e artista de voz, trabalha a mais de 10 anos desenvolvendo vozes caricatas de personagens para o palco e estúdio. Fez sucesso nas redes sociais e ficou conhecida com seu personagem de humor "Bocuda" que viralizou no Brasil e fora usando filtro do Snapchat, contanto histórias humoradas do dia a dia. Faz parte do elenco atual de Bailei na Curva, espetáculo mais importante do teatro gaúcho, em cartaz há 40 anos.

 

LUISA CATOIRA é fonoaudióloga de artistas de voz, com pós graduação em psicomotricidade, psicanálise, motricidade oral, audiologia e fisiologia do exercício. Professora de pós graduação de voz da unyleya, professora da oficina de voz do cesgranrio.

 

 

 

INVESTIMENTO

Á Vista: 190,00

Parcelado: 2 x de 105

 

 

Programação Escola 2022

 

FALA COMIGO – DESINIBIÇÃO, ORATÓRIA E AUTENTICIDADE

Ministrante: Catharina Conte

03 e 04/08 – 19 ás 22 horas

CARGA HORÁRIA – 2 ENCONTROS – 6 HORAS/AULA

CASA DE ESPETÁCULOS – VISCONDE DO RIO BRANCO 691 – MOINHOS DE VENTO

 

PROGRAMA

 

Aprenda a criar apresentações inesquecíveis! 

Falar em público pode ser desafiador. Falar para a câmera - que é uma nova forma de presença hoje - também. Vem exercitar suas habilidades comunicativas com FALA COMIGO! Desinibição, autenticidade e oratória. 

FALA COMIGO! é uma oficina que busca estimular a autonomia criativa dos alunos e o desenvolvimento da sua expressão pessoal em público e para a câmera de forma natural e prazerosa. Em FALA COMIGO! vamos trabalhar o ser inteiro que fala – da fisicalidade até a voz, apoiando-se em uma metodologia que busca despertar uma expressão humana, autêntica, sensível e empática. 

(Ou seja: ser você mesmo, na frente de uma lente ou de 1000 pessoas  :)

Catharina Conte é uma artista multidisciplinar das artes performativas e ministra oficinas de teatro desde 2011. Acredita com toda sua força no teatro como uma poderosa – e deliciosa! - ferramenta para o aprimoramento humano. “Fala comigo" surgiu pela primeira vez com em parceria com o  Complexo Criativo Cômica Cultural. Além desse projeto, a artista criou o curso MERDA (idealizado em uma parceria com a escola Perestroika).

Público-alvo: Não importa o seu objetivo: se você se sente travado; se sente que poderia se desenvolver mais falando em público; se não se sente confortável ao ser filmado e fotografado; ou se apenas quer ir além na sua potência pessoal, esse curso é pra você. 

BIO 

Catharina Conte (18/07/1991) é Diretora, Atriz, Professora e Filmmaker. Formou-se em Teatro (UFRGS) e Produção Audiovisual (PUC-RS). Iniciou sua carreira aos 9 anos e desde então atuou em diversos espetáculos de teatro, curtas-metragens, comerciais, longas-metragens e também como dubladora. Ao longo da sua trajetória, já teve trabalhos apresentados em Portugal, Brasil, Nova York e Londres. Como artista, ela é movida pela ideia de subversão com amor e seu trabalho busca trazer à tona um olhar transgressor, cômico e crítico sobre a realidade. “Eu vejo a arte como uma forma de nos perdoarmos por nossa própria humanidade.” É colaboradora do grupo Legal Aliens Theatre e StoneCrabs Theatre, em Londres. Em 2021, participou do reality show Futuro Ex-Porta, do grupo de comédia Porta dos Fundos. 

 

INVESTIMENTO

Á Vista: 261,00

Parcelado: 2 x de 145

 

PRIMEIRO ENCONTRO: INICIAÇÃO TEATRAL

Ministrante: Catharina Conte

20 e 21/07 – 19 ás 22 horas

CARGA HORÁRIA – 2 ENCONTROS – 6 HORAS/AULA

CASA DE ESPETÁCULOS – VISCONDE DO RIO BRANCO 691 – MOINHOS DE VENTO

PROGRAMA

O teatro é a arte do presente e de tornar o visível visível. O quê? É, tem que experimentar pra entender - mas cuidado, porque vicia! O teatro tem muito a nos ensinar sobre presença, jogo, relação com o outro e com o espaço, ritmo, tempo e escuta - elementos cada vez mais essenciais - na arte e na vida! PRIMEIRO ENCONTRO: Iniciação Teatral é um espaço de encontro para que o aluno, através de exercícios e jogos teatrais, desenvolva sua potência de COMUNICAÇÃO e se experimente em novas possibilidades expressivas através dos fundamentos básicos do teatro! 

A metodologia trabalha a desinibição, exploração das possibilidades vocais e corporais, jogos teatrais, improvisações e exploração de movimentos. PRIMEIRO ENCONTRO é pra todo mundo que estiver buscando um primeiro mergulho no mundo da performance e atuação. 

Público Alvo – Curiosos, entediados, desesperançosos, e interessados em experimentar e brincar no teatro. 

Catharina Conte (18/07/1991) é Diretora, Atriz, Professora e Filmmaker. Formou-se em Teatro (UFRGS) e Produção Audiovisual (PUC-RS). Iniciou sua carreira aos 9 anos e desde então atuou em diversos espetáculos de teatro, curtas-metragens, comerciais, longas-metragens e também como dubladora. Ao longo da sua trajetória, já teve trabalhos apresentados em Portugal, Brasil, Nova York e Londres. Como artista, ela é movida pela ideia de subversão com amor e seu trabalho busca trazer à tona um olhar transgressor, cômico e crítico sobre a realidade. “Eu vejo a arte como uma forma de nos perdoarmos por nossa própria humanidade.” É colaboradora do grupo Legal Aliens Theatre e StoneCrabs Theatre, em Londres. Em 2021, participou do reality show Futuro Ex-Porta, do grupo de comédia Porta dos Fundos. 

 

INVESTIMENTO

Á Vista: 225,00

Parcelado: 2 x de 125

 

FLERTE - DESINIBIÇÃO, ORATÓRIA E RELAÇÃO COM A CÂMERA – SEGUNDA EDIÇÃO

Ministrante: Catharina Conte

04/04 – 19 ás 22 horas

CARGA HORÁRIA – 1 ENCONTRO – 3 HORAS/AULA

CASA DE ESPETÁCULOS – VISCONDE DO RIO BRANCO 691 – MOINHOS DE VENTO

 

PROGRAMA

Falar em público pode ser desafiador. Falar para a câmera - que é uma nova forma de presença hoje - também. Vem exercitar suas habilidades comunicativas com FLERTE; desinibição, oratória e relação com a câmera. Seja pelo caráter inovativo, agilidade, sensação de proximidade ou presença, não dá pra negar: os vídeos dominaram tudo. Tudo bem se você não se sente 100% preparado para esse mundo, apresentar-se é uma arte que pode ser aprendida:)

FLERTE é uma oficina que busca estimular a autonomia criativa dos alunos e o desenvolvimento da sua expressão pessoal em público e para a câmera de forma natural e prazerosa. Em FLERTE, vamos trabalhar o ser inteiro que fala – da fisicalidade até a voz, apoiando-se em uma metodologia que busca despertar uma expressão humana, autêntica, sensível e empática. Ou seja: ser você mesmo, na frente de uma lente ou de 1000 pessoas  :)

Catharina Conte é uma artista multidisciplinar das artes performativas e ministra oficinas de teatro desde 2011. Acredita com toda sua força no teatro como uma poderosa – e deliciosa! - ferramenta para o aprimoramento humano. FLERTE é o terceiro projeto dentro da área de desenvolvimento pessoal através do teatro. Catharina criou os projetos “Fala comigo” (curso de oratória no Complexo Criativo Cômica Cultural) e“MERDA” (curso idealizado em uma parceria com a escola Perestroika).

Público-alvo: qualquer pessoa que queira se desenvolver em frente à câmera - e fora dela também. Não importa o seu objetivo: se você se sente travado; se sente que poderia se desenvolver mais falando em público; se não se sente confortável ao ser filmado e fotografado; ou se apenas quer ir além na sua potência pessoal, esse curso é pra você. 

 

Catharina Conte(18/07/1991) é Diretora, Atriz, Professora e Filmmaker. Formou-se em Teatro (UFRGS) e Produção Audiovisual (PUC-RS). Iniciou sua carreira aos 9 anos e desde então atuou em diversos espetáculos de teatro, curtas-metragens, comerciais, longas-metragens e também como dubladora. Ao longo da sua trajetória, já teve trabalhos apresentados em Portugal, Brasil, Nova York e Londres. Como artista, ela é movida pela idéia de subversão com amor e seu trabalho busca trazer à tona um olhar transgressor, cômico e crítico sobre a realidade. “Eu vejo a arte como uma forma de nos perdoarmos por nossa própria humanidade.” É colaboradora do grupo Legal Aliens Theatre e StoneCrabs Theatre, em Londres. Em 2021, participou do reality show Futuro Ex-Porta, do grupo de comédia Porta dos Fundos. 

 

INVESTIMENTO

Á Vista: 200

Parcelado:  2 x de 110,00

 

 

 

GRUPO DE TEATRO OS SAPIENTES 2022

Ministrante: Patsy Cecato

QUINTAS-FEIRAS DAS 19:30 AS 22

De 17 de março á 15 de dezembro

*férias de 15 de julho a 03 de agosto

CARGA HORÁRIA – 36 ENCONTROS – 90 HORAS/AULA

* Pré-requisito: ter experiência teatral

 

Este é um formato de trabalho em grupo para atores com experiência na área de atuação e que desejam desenvolver seus atributos cênicos em suas conexões com o teatro, o vídeo e a escrita, aperfeiçoando uma performance criativa e autoral de atuação.

 

HISTÓRICO

2019 - Espetáculo teatral Não se Mata Pintassilgo

2020/1 - Videoperformance Oráculos

2020/2 - Curta-metragem Casamata

2021/1 - Canal Instagram Os Sapientes

2021/2 - Instalação fotográfica Máscaras (releitura de Saul Steinberg)

 

PROGRAMA 2022

  • sensibilização
  • práticas do corpo
  • expressão corporal
  • corpo coreográfico
  • teorias da palavra
  • produção de textos dramáticos
  • atuação no texto dramático
  • teorias da cena
  • Improvisação
  • Atuação para o vídeo
  • Performance

 

PROJETO PRIMEIRO SEMESTRE

  • Reativação do Canal Os Sapientes no Instagram.
  • Cada integrante do grupo desenvolverá um monólogo de 15 minutos ao estilo Stand Up. Cada 4 participantes unidos, formarão um espetáculo de 1h. Podendo, a partir do número de integrantes, criar-se uma Mostra de Stand UP com 2 ou 3 dias.

PROJETO SEGUNDO SEMESTRE

Trabalho de palco com público. (Este projeto será desenvolvido a partir das características e qualidades do grupo).

Patsy Cecato é graduada em Produção Audio-Visual pela ULBRA/RS e Mestre em Escrita Criativa pela PUCRS. É professora de teatro, de Escrita Criativa e treinadora em Expressão Pessoal. É atriz, dramaturga e diretora de teatro. Manual Prático da Mulher Moderna, Hotel Rosa-Flor, Mulheres Pessegueiro são alguns de seus trabalhos mais representativos na direção e na dramaturgia. Artista multimídia atua em diversas áreas das artes cênicas, visuais e literárias. É co-dramaturga da comédia de sucesso Se Meu Ponto G Falasse e sócia fundadora da Cômica Cultural – Escola e Produtora de Teatro. Seu tema principal é o feminino e suas expressões no mundo contemporâneo.

 

INVESTIMENTO

A vista: 2.700,00

Parcelado: 10 x de 300,00

 

LABORATÓRIO DE PESQUISA E MONTAGEM

Ministrante: Fernando Kike Barbosa

QUARTAS-FEIRAS DAS 19:30 AS 22

CARGA HORÁRIA – 32 ENCONTROS – 77 HORAS E MEIA/AULA

De 13 de abril á 14 de dezembro

*férias de 14 de julho á 2 de agosto

* Pré-requisito: ter experiência teatral

 

Fernando Kike Barbosa é ator, diretor e dramaturgo com trabalhos em teatro cinema e televisão. Fez sua formação junto ao grupo Ói Nóis Aqui Traveiz com o qual, trabalhou ao longo de 8 anos, e realizou diversos projetos, com intensa atividade na área da pesquisa teatral, voltada tanto para espetáculos em ambientes fechados como para as ruas, exercendo as funções de ator, oficineiro, diretor, produtor. Entre os espetáculos deste período destacam-se trabalhos como "Antígona" (90) e"Dr. Fausto" (94) que lhe rendeu o Prêmio Açorianos de melhor ator-coadjuvante. A partir de 97 passa a trabalhar com diversos grupos e diretores onde destacam- se: "Uma Professora Muito Maluquinha" (97) direção de Adriane Mottola. Prêmio Tibicuera (RS) e Prêmio Iznard Azevedo SC) de Melhor Ator-coadjuvante, “Dois Perdidos Numa Noite Suja"(97) e "O Barão nas Árvores" (98) direção de Roberto Oliveira, “O Beijo no Asfalto” (98), direcão de Patricia Fagundes. "Os Crimes da Rua do Arvoredo" (99) direção de Camilo de Lélis (Prêmio Açorianos de melhor Ator). Como diretor realizou: "Álbum de Família" (96 - Indicado para o Prêmio Açorianos de Melhor Espetáculo), "Dorotéia" (99 - Seis indicações ao Prêmio Açorianos incluindo de melhor direção e espetáculo. Co-dirigiu e atuou em "As Malcriadas" (2001 - Sete indicações ao "Prêmio Açorianos" incluindo de melhor ator-coadjuvante, melhor espetáculo e melhor direção.Em 2006, ao lado do ator e diretor Sergio Ectchichury dirigiu "Zona Contaminada". Em 2010 Dirigiu o espetáculo de teatro de rua “A Caravana da Ilusão” com o grupo POVO DA RUA. Faz parte dos espetáculos do repertório da Cia Stravaganza, entre os quais, “A Comédia dos Erros”, “Bebê Bum” e“Sacra Folia.

Em 2013 escreveu e dirigiu os espetáculos “Pequenas Violências – Silenciosas e Cotdianas” (Prêmio Brakem de Melhor espetáculo 2014) e a peça de Rua “Zona Paraiso”. Ainda em 2013 escreveu a peça “Circo de Horrores e Maravilhas” em parceria com Vera Parenza. Em 2015 dirigiu o espetáculo “Homem Mãe”, montagem de conclusão do “Laboratório de Pesquisa e Montagem 2015” do Complexo Criativo Comica Cultural. Foi orientador do Laboratório de Pesquisa e Montagem Nelson Rodrigues da Comica Cultural, dirigindo os espetáculos de conclusão “Amores Obsessivos” e “O Beijo no Asfalto”. Em 2019 dirigiu o espetáculo “Voltei – Uma Comédia de Outro Mundo”, inspirado na obra de Woody Allen, montagem de conclusão do Núcleo de Experimentação Cênica. Em 2020 e 2021, no período de pandemia, adaptou o texto “Os que têm a Hora Marcada, de Elias Canetti, para o formato de web série, exibida no canal do Youtube da Cômica Cultural. Em 2022 o espetáculo estréia em maio, com 3 sessões.

 

PROGRAMA:

O ator, diretor e dramaturgo Fernando Kike Barbosa é o responsável pela montagem profissional desse ano da escola. O diretor conduzirá o grupo de atores que buscam inserção no mercado de trabalho e construirá com o grupo o texto e a montagem de um espetáculo teatral. A Comica Cultural produzirá a estréia e o núcleo de produção que se formará dentro do grupo dará seguimento à carreira do espetáculo.

Dessa experiência nasceram as peças: Pílula de Vatapá (2007), Dançarei sobre o teu cadáver (2008) e Larissa não mora mais aqui (2009), A Milímetros de Mercúrio (2010), Vendetta Corsa (2011), Enquanto Agonizo (2012), Associação dos Psicopatas Anônimos (2016) e Aquilo que nos Amanhece (2017) dirigidas por Júlio Conte, Efeitos Colaterais da falta e/ou do excesso (2013), dirigida por João Pedro Madureira, Homem Mãe (2015), Amores Obsessivos (2017) e O Beijo no Asfalto (2018), dirigidas por Fernando Kike Barbosa, e Não se Mata Pintassilgo (2019), dirigida por Patsy Cecato.

 

INVESTIMENTO

A Vista: R$ 2.430,00

Parcelado: 09 x de 300,00

 

OFICINA DE TEATRO PARA ADOLESCENTES  

Ministrante: Ismael Goulart

QUINTAS-FEIRAS DAS 18 as 20

CARGA HORÁRIA: 38 ENCONTROS - 76 HORAS/AULA

De 17 de março á 15 de dezembro

*férias de 10 de julho á 03 de agosto

Ismael Goulart atuou nas peças Tudo pode dar certo, Efeitos Colaterais da falta e/ou excesso,Dog Day, Shakesketes, Meu irmão, o medo, Labirinto da Água, 4,8,16 sem sentido, sem memória e Anexo Secreto. Além disso, trabalha como operador de som e iluminador em diversos espetáculos, foi indicado a melhor ator, trilha sonora e iluminação em diversos festivais no interior do RS, tendo ganho o prêmio de iluminação no XXVI Festivale. Membro também do Grupo ATritO sendo responsável pela concepção da trilha de todos os espetáculos do grupo,como operador de som destacam-se os trabalhos nos espetáculos Bailei na Curva e Se meu Ponto G Falasse.

PROGRAMA:

Uma oficina de introdução que, através de jogos e improvisações, permite exercitar as regras da teatralidade, facilitando o auto-conhecimento, a desinibição,  criatividade e desenvolvimento de carisma pessoal. Em dezembro haverá uma montagem de conclusão, propiciando ao aluno a experiência de se apresentar em um palco. Há 9 anos esse projeto ministrado por Fernanda Moreno, ja criou os espetáculos: "Os da Minha Rua" (2013), "A Parte" (2014), "Quem me dera ser Onda" (2015), "Till" (2016), "Diálogos nas Folhas em Branco" (2017),  "As Zebras Escondem suas Cicatrizes" (2018) e “O Reino Infante” (2019). Como característica, a maioria desses espetáculos participou de festivais pelo Rio Grande do Sul, sendo contemplado sempre com indicações ou prêmios. Dando continuidade a esse projeto, quem assume a turma em 2021 é Ismael Goulart assistente de direção de todas as edições anteriores da oficina de adolescentes.

 

INVESTIMENTO

A Vista: R$ 2.070,00

Parcelado: 10 x de 230,00

 

OFICINA DE INICIAÇÃO TEATRAL NAS TERÇAS-FEIRAS

Ministrante: Patsy Cecato

TERÇAS-FEIRAS DAS 19:30 às 21:30

CARGA HORÁRIA: 20 ENCONTROS – 40 HORAS/AULA

15 de março á 26 de julho

Casa de espetáculos – Visconde do Rio Branco 691 – Moinhos de Vento

PROGRAMA

O curso de Iniciação Teatral tem como proposta desenvolver habilidades expressivas, promover consciência corporal e exercitar técnicas teatrais. Percepção, criatividade e presença são elementos de trabalho que visam propiciar uma rica experiência com o universo teatral, bem como aprimorar a comunicação e a expressividade no dia-a-dia.

Patsy Cecato é graduada em Produção Audio-Visual pela ULBRA/RS e Mestre em Escrita Criativa pela PUCRS. É professora de teatro, de Escrita Criativa e treinadora em Expressão Pessoal. É atriz, dramaturga e diretora de teatro. Manual Prático da Mulher Moderna, Hotel Rosa-Flor, Mulheres Pessegueiro são alguns de seus trabalhos mais representativos na direção e na dramaturgia. Artista multimídia atua em diversas áreas das artes cênicas, visuais e literárias. É co-dramaturga da comédia de sucesso Se Meu Ponto G Falasse e sócia fundadora da Cômica Cultural – Escola e Produtora de Teatro. Seu tema principal é o feminino e suas expressões no mundo contemporâneo.

Indicações aos alunos:

Roupas confortáveis, calçado para exercício, caderno de anotações.

 

INVESTIMENTO:

A vista: R$ 1.035,00

Parcelado: 5 x de 230,00

 

 

                                      PRIMEIRO ENCONTRO: INICIAÇÃO TEATRAL 

                     Ministrante: Catharina Conte

                     24 e 25/01 – 19 ás 22 horas

CARGA HORÁRIA – 2 ENCONTROS – 6 HORAS/AULA

CASA DE ESPETÁCULOS – VISCONDE DO RIO BRANCO 691 – MOINHOS DE VENTO

 

PROGRAMA

O teatro é a arte do presente e de tornar o visível visível. O quê? É, tem que experimentar pra entender - mas cuidado, porque vicia. PRIMEIRO ENCONTRO: oficina de Iniciação Teatral é um espaço de encontro para que o aluno, através de exercícios e jogos teatrais, desenvolva sua potência de comunicação e se experimente em novas possibilidades expressivas através dos fundamentos básicos da cena. 

Porque fazer? O teatro tem muito a nos ensinar sobre presença, jogo, relação com o outro e com o espaço, ritmo, tempo e escuta - elementos cada vez mais essenciais - na arte e na vida! A metodologia trabalha a desinibição, exploração das possibilidades vocais e corporais, jogos teatrais, improvisações e exploração de movimentos. 

PRIMEIRO ENCONTRO é pra todo mundo que estiver buscando um primeiro mergulho no mundo da performance e atuação. 

Público Alvo – Curiosos, entediados, desesperançosos e interessados em experimentar e brincar no teatro. 

Catharina Conte (18/07/1991) é Diretora, Atriz, Professora e Filmmaker. Formou-se em Teatro (UFRGS) e Produção Audiovisual (PUC-RS). Iniciou sua carreira aos 9 anos e desde então atuou em diversos espetáculos de teatro, curtas-metragens, comerciais, longas-metragens e também como dubladora. Ao longo da sua trajetória, já teve trabalhos apresentados em Portugal, Brasil, Nova York e Londres. Como artista, ela é movida pela ideia de subversão com amor e seu trabalho busca trazer à tona um olhar transgressor, cômico e crítico sobre a realidade. “Eu vejo a arte como uma forma de nos perdoarmos por nossa própria humanidade.” É colaboradora do grupo Legal Aliens Theatre e StoneCrabs Theatre, em Londres. Em 2021, participou do reality show Futuro Ex-Porta, do grupo de comédia Porta dos Fundos. 

 

INVESTIMENTO

Á Vista: 240,00

Parcelado:  2 x de 132,00

 

FLERTE - DESINIBIÇÃO, ORATÓRIA E RELAÇÃO COM A CÂMERA

Ministrante: Catharina Conte

26/01 – 19 ás 22 horas

CARGA HORÁRIA – 1 ENCONTRO – 3 HORAS/AULA

CASA DE ESPETÁCULOS – VISCONDE DO RIO BRANCO 691 – MOINHOS DE VENTO

PROGRAMA

Falar em público pode ser desafiador. Falar para a câmera - que é uma nova forma de presença hoje - também. Vem exercitar suas habilidades comunicativas com FLERTE; desinibição, oratória e relação com a câmera. Seja pelo caráter inovativo, agilidade, sensação de proximidade ou presença, não dá pra negar: os vídeos dominaram tudo. Tudo bem se você não se sente 100% preparado para esse mundo, apresentar-se é uma arte que pode ser aprendida:)

FLERTE é uma oficina que busca estimular a autonomia criativa dos alunos e o desenvolvimento da sua expressão pessoal em público e para a câmera de forma natural e prazerosa. Em FLERTE, vamos trabalhar o ser inteiro que fala – da fisicalidade até a voz, apoiando-se em uma metodologia que busca despertar uma expressão humana, autêntica, sensível e empática. Ou seja: ser você mesmo, na frente de uma lente ou de 1000 pessoas  :)

Catharina Conte é uma artista multidisciplinar das artes performativas e ministra oficinas de teatro desde 2011. Acredita com toda sua força no teatro como uma poderosa – e deliciosa! - ferramenta para o aprimoramento humano. FLERTE é o terceiro projeto dentro da área de desenvolvimento pessoal através do teatro. Catharina criou os projetos “Fala comigo” (curso de oratória no Complexo Criativo Cômica Cultural) e“MERDA” (curso idealizado em uma parceria com a escola Perestroika).

Público-alvo: qualquer pessoa que queira se desenvolver em frente a câmera - e fora dela também. Não importa o seu objetivo: se você se sente travado; se sente que poderia se desenvolver mais falando em público; se não se sente confortável ao ser filmado e fotografado; ou se apenas quer ir além na sua potência pessoal, esse curso é pra você. 

Catharina Conte (18/07/1991) é Diretora, Atriz, Professora e Filmmaker. Formou-se em Teatro (UFRGS) e Produção Audiovisual (PUC-RS). Iniciou sua carreira aos 9 anos e desde então atuou em diversos espetáculos de teatro, curtas-metragens, comerciais, longas-metragens e também como dubladora. Ao longo da sua trajetória, já teve trabalhos apresentados em Portugal, Brasil, Nova York e Londres. Como artista, ela é movida pela idéia de subversão com amor e seu trabalho busca trazer à tona um olhar transgressor, cômico e crítico sobre a realidade. “Eu vejo a arte como uma forma de nos perdoarmos por nossa própria humanidade.” É colaboradora do grupo Legal Aliens Theatre e StoneCrabs Theatre, em Londres. Em 2021, participou do reality show Futuro Ex-Porta, do grupo de comédia Porta dos Fundos. 

 

INVESTIMENTO

Á Vista: 200

Parcelado:  2 x de 110,00

 

 

 

Programação Escola 2021

OFICINA DE TEATRO – 6 AOS 9 ANOS

Ministrante: Duda Paiva

QUINTAS-FEIRAS DAS 9:30 AS 11

De 07 de outubro á 16 de dezembro

CARGA HORÁRIA: 11 ENCONTROS – 16 HORAS E MEIA/AULA

CASA DE ESPETÁCULOS – VISCONDE DO RIO BRANCO 691 – MOINHOS DE VENTO

PROGRAMA

O principal objetivo do curso é o desenvolvimento pessoal e em grupo de cada criança.  Isso ocorre através de jogos teatrais, experimentos e brincadeiras. Com o intuito de proporcionar ao aluno uma integração prazerosa com o universo cênico, tanto individualmente, quanto em grupo, é feita uma orientação cuidadosa, contribuindo para o desenvolvimento de seu potencial criativo. Através da leveza das brincadeiras e jogos propostos é possível resolvermos angústias, ansiedades, inquietações e trabalhar autoconhecimento, sociabilidade, articulação de idéias e criatividade. O trabalho prioriza sempre a autoria do aluno, que age em um diálogo mais sensível e ligado principalmente a sua intuição.

Atividades

- Desenvolvimento Pessoal e em Grupo

- Expressão Corporal

- Expressão Vocal

- Jogos Teatrais

- Figurino

- Interpretação

- Improvisação

- Leitura individual e coletiva de dramaturgias clássicas e contemporâneas.

Duda Paiva é natural de Porto Alegre. A atriz iniciou sua formação no teatro em 2008 através do TEPA - Teatro Escola de Porto Alegre, com os diretores Adriano Basegio, Daniela Carmona, Jezebel de Carli e Zé Adão Barbosa. Integrou o Grupo de Atores da Cômica Cultural, a Cia de Teatro Ofídico e o grupo de atores da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga (Vida Urgente).

Em 2011 se mudou para o Rio de Janeiro onde se formou como bacharel em Teatro na Universidade Cândido Mendes, curso da extinta UniverCidade do Rio de Janeiro. Integrou a Múltipla Cia Teatral ao lado de Rodrigo Turazzi durante 4 anos, trabalhando como atriz e produtora executiva de espetáculos teatrais.

Em dezembro de 2015 concluiu a primeira turma da Escola de Atores Wolf Maya. Com direção de Thierry Tremouroux fez parte do processo de criação e levantamento do espetáculo Baal de Bertolt Brecht.Realizou mais de 12 espetáculos teatrais e diversos trabalhos com publicidade e audiovisual, tanto no Rio de Janeiro, onde residiu de 2011 - 2017, quanto em Porto Alegre, onde mora atualmente. Sua experiência também estende à dança, ao canto e a dublagem. Duda é formada como bailarina clássica na Escola Lenita Ruschel onde também estudou Jazz por 3 anos. Nos anos de 2018 e 2019 ministrou aulas de teatro para crianças de 5 - 12 anos na escola Leonardo da Vinci, Beta.

INVESTIMENTO

A Vista: R$ 459,00

Parcelado: 3 x de 170,00

 

OFICINA DE TEATRO – 10 AOS 13 ANOS - TARDE

Ministrante: Gisela Sparremberger

SEGUNDAS-FEIRAS DAS 14 AS 15:30

De 04 de outubro á 13 de dezembro

CARGA HORÁRIA: 10 ENCONTROS – 15 HORAS/AULA

CASA DE ESPETÁCULOS – VISCONDE DO RIO BRANCO 691 – MOINHOS DE VENTO

PROGRAMA

O objetivo do curso é o desenvolvimento pessoal dos alunos, assim como a socialização em grupo. Através do incentivo à criatividade e à espontaneidade, oportuniza-se uma maior capacidade de enfrentamento da vida cotidiana e dos desafios que implicam esta fase do adolescente. Ao entrar em contato com o universo cênico, o aluno adentra no campo das artes dramáticas através de dinâmicas leves e divertidas, como improvisações e jogos teatrais. Assim, trabalha-se no intuito de promover o autoconhecimento e a capacidade se conectar-se com suas angústias, ansiedades, e inquietações de forma a tornar o jovem mais organizado em seu mundo interior e capacitado ao crescimento pessoal.

Atividades

- Dinâmicas pessoais e grupais

- Expressão Corporal e Vocal

- Jogos Teatrais

- Figurino e Maquiagem

- Interpretação

- Improvisação

- Leitura individual e coletiva de dramaturgias clássicas e contemporâneas

- Criação de diálogos e cenas dramáticas

Gisela Sparremberger é Jornalista, Escritora, Atriz, Empresária e Produtora Cultural. Nos últimos 10 anos esteve à frente de produções em teatro, música, literatura, tv e cinema. Em sua trajetória, atuou em mais de 10 espetáculos teatrais, e integrou o elenco de mais de 15 filmes para cinema e tv. Lançou seu primeiro livro de crônicas “Intimices”, pela Editora AGE, em 2016. No mesmo ano, foi indicada a melhor atriz pelo Prêmio Açorianos em Teatro. Em 2018, produziu e atuou em turnê teatral nacional do espetáculo Valsa #6, da obra de Nelson Rodrigues. Apaixonada pelas artes dramáticas e pela Psicanálise, atualmente Gisela cursa Psicologia e coordena o projeto literário de escrita criativa coletiva intitulado “Nosso Livro”. É criadora também do projeto Corpo-Livro, uma imersão de autoconhecimento no formato presencial, onde todas as participantes contas suas histórias e publicam um livro coletivo.

 

INVESTIMENTO

A Vista: R$ 459,00

Parcelado: 3 x de 170,00

 

OFICINA DE TEATRO – 10 AOS 13 ANOS - MANHÃ

Ministrante: Izabel Cristina

SEGUNDAS-FEIRAS DAS 9:30 AS 11 HORAS

De 04 de outubro á 13 de dezembro

CARGA HORÁRIA: 10 ENCONTROS – 15 HORAS/AULA

CASA DE ESPETÁCULOS – VISCONDE DO RIO BRANCO 691 – MOINHOS DE VENTO

 

PROGRAMA:

Oficina de Teatro voltada a alunos de 10 aos 13 anos de idade. O foco de trabalho está no aprendizado das noções práticas e introdutórias sobre o teatro, através de jogos, brincadeiras e imaginação, buscando o desenvolvimento do aluno em sua criatividade, comunicação, motricidade e ações de coletividade. Assim como no aperfeiçoamento do estudo teatral com base em experimentações cênicas, por meio de aulas práticas e teóricas, no campo da criação, improvisação, explorações textuais e de movimentos, em busca de construções narrativas e de personagens no contexto dramatúrgico, visando o desenvolvimento pessoal e artístico do aluno.

Izabel Cristina é professora e diretora de teatro, atriz, dramaturga. Licenciada em Teatro pela UFRGS, Pós Graduada em Acessibilidade Cultural pela UFRJ e Pós Graduanda em Artes Cênicas pela Faculdade Censupeg. Desde 2014 coordena o Departamento de Artes Cênicas da SMCEL - Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Gravataí/RS, o Festival Estadual de Teatro e o FESTIL - Festival de Teatro Estudantil deste município. Ministra oficinas de teatro para grupos infantil, juvenil e adulto, tendo montado mais de 40 peças de teatro, sendo 24 de sua autoria.

Professora e Diretora da Cia Teatral Tem Gente no Palco de Veranópolis/RS desde 2012 e do GET - Grupo de Estudos Teatrais de Gravataí desde 2018. Atualmente dirige, também, o Grupo Bando de Brincantes de Porto Alegre. Participou de diversos Festivais e Mostras de Teatro no RS, tendo recebido prêmios e indicações como melhor diretora e espetáculo. Integra a diretoria do Colegiado Estadual de Teatro do RS e do SATED/RS, assim como, o Coletivo de Festivais de Teatro Interior em Cena. Recebeu em março de 2020, da Câmara de Vereadores de Gravataí, o Prêmio Destaque Mulher pelo seu trabalho junto à Cultura do município. Há mais de 10 anos desenvolve projetos de fomento, ensino e fruição cultural e teatral junto ao meio escolar, comunitário e artístico.

 

INVESTIMENTO

A Vista: R$ 459,00

Parcelado: 3 x de 170,00

 

LABORATÓRIO DE STAND UP, PERSONAGENS E CRIAÇÃO DE PIADAS

Ministrante: Índio Behn

 02 E 03 DE OUTUBRO - sábado e domingo das 14 ás 18 horas

 CARGA HORÁRIA – 2 ENCONTROS – 8 HORAS/AULA

CASA DE ESPETÁCULOS – VISCONDE DO RIO BRANCO 691 – MOINHOS DE VENTO

 

PROGRAMA

Desenvolvimento do raciocínio cômico e teoria da comédia, estruturação e montagem de piadas para uso geral no humor. Montagem e criação de números cômicos de stand up e personagens.

Tópicos a serem trabalhados:

  • Criando e estruturando uma piada.
  • O que é Punch Line e Setup?
  • Limpando e refinando uma piada?
  • Potencializando o Punch Line.
  • Pausas e tempo de comédia.
  • Criando personagens cômicos.
  • Criação de voz para números cômicos.
  • Criação de piadas para personagens.
  • Montagem de sets e ordenando piadas em um número.

 Índio Behn é humorista, ator, criador de conteúdo, roteirista, diretor, músico, compositor… e por aí vai. Artista desde sempre, começou a carreira aos 14 anos como músico profissional. Em 2011 na era dos blogs começou a produzir conteúdo de humor para a Internet, em 2012 se aventurou pelos palcos fazendo stand up. Em 2015 foi finalista do quadro “Quem Chega Lá” no Domingão do Faustão. Em 2016 se destacou no Prêmio de Humor, do canal Multishow. Atualmente se dedica a diversos projetos, mas principalmente na criação de conteúdo para redes sociais. Especializou-se em eventos corporativos, se destacando pela versatilidade em SIPAT, confraternizações e palestras, é bem conhecido por fazer humor para toda família, sem uso de palavrões, ou piadas com minorias. Passou por diversos canais de rádio e TV em nível local e nacional.

  

INVESTIMENTO

A Vista: R$ 200,00

Parcelado: 2 x de 110,00

3 x de 80,00

 

OFICINA DE INICIAÇÃO TEATRAL NAS TERÇAS-FEIRAS

Ministrante: Patsy Cecato

TERÇAS-FEIRAS DAS 19:30 às 21:30

CARGA HORÁRIA: 13 ENCONTROS – 26 HORAS/AULA

14 de setembro á 14 de dezembro

Casa de espetáculos – Visconde do Rio Branco 691 – Moinhos de Vento

PROGRAMA

O curso de Iniciação Teatral tem como proposta desenvolver habilidades expressivas, promover consciência corporal e exercitar técnicas teatrais. Percepção, criatividade e presença são elementos de trabalho que visam propiciar uma rica experiência com o universo teatral, bem como aprimorar a comunicação e a expressividade no dia-a-dia.

 

Patsy Cecato é graduada em Produção Audio-Visual pela ULBRA/RS e Mestre em Escrita Criativa pela PUCRS. É professora de teatro, de Escrita Criativa e treinadora em Expressão Pessoal. É atriz, dramaturga e diretora de teatro. Manual Prático da Mulher Moderna, Hotel Rosa-Flor, Mulheres Pessegueiro são alguns de seus trabalhos mais representativos na direção e na dramaturgia. Artista multimídia atua em diversas áreas das artes cênicas, visuais e literárias. É atriz da comédia de sucesso Se Meu Ponto G Falasse e produtora do clássico Bailei na Curva. Seu tema principal é o feminino e suas expressões no mundo contemporâneo.

 

 

INVESTIMENTO:

A vista: R$ 540,00

Parcelado: 3 x de 200,00

 

 

OFICINA SÊNIOR DE TEATRO

Ministrante: Patsy Cecato

QUARTAS-FEIRAS DAS 14:30 AS 16:30

De 01 de setembro á 15 de dezembro

CARGA HORÁRIA: 16 ENCONTROS – 32 HORAS/AULA

CASA DE ESPETÁCULOS – VISCONDE DO RIO BRANCO 691 – MOINHOS DE VENTO

OBJETIVOS

Oficina que abrange as ferramentas da atuação, dedicada aos alunos (as) sêniors. O enfoque é no prazer dos jogos teatrais, de desvendar os segredos da representação teatral e na alegria de compartilhar o trabalho em grupo.  Com um trabalho corporal preparado para os corpos maduros, a oficina oferece, também, um passeio pelo cantar, dançar e representar. Aproveitando a experiência de vida dos sêniors, esta Oficina de Teatro propiciará, através de um reconhecimento pessoal, a oportunidade de se colocar em outros papéis, aumentando, assim, uma maior sociabilidade, maior entendimento das relações, maior compreensão do outro e, conseqüentemente, maior amor por si mesmo.

PROGRAMA

Sensibilização– respiração e treino corporal.

 Criatividade– criação do mote da cena, interpretação de texto, símbolos, linguagem corporal e contato com a subjetividade do ator.

 Jogos teatrais – dinâmica do grupo, relacionamento, contatos com as regras teatrais de tempo/espaço, foco e