Escola de Teatro

 

Programação Escola 2022

 

                                      PRIMEIRO ENCONTRO: INICIAÇÃO TEATRAL 

                     Ministrante: Catharina Conte

                     24 e 25/01 – 19 ás 22 horas

CARGA HORÁRIA – 2 ENCONTROS – 6 HORAS/AULA

CASA DE ESPETÁCULOS – VISCONDE DO RIO BRANCO 691 – MOINHOS DE VENTO

 

PROGRAMA

O teatro é a arte do presente e de tornar o visível visível. O quê? É, tem que experimentar pra entender - mas cuidado, porque vicia. PRIMEIRO ENCONTRO: oficina de Iniciação Teatral é um espaço de encontro para que o aluno, através de exercícios e jogos teatrais, desenvolva sua potência de comunicação e se experimente em novas possibilidades expressivas através dos fundamentos básicos da cena. 

Porque fazer? O teatro tem muito a nos ensinar sobre presença, jogo, relação com o outro e com o espaço, ritmo, tempo e escuta - elementos cada vez mais essenciais - na arte e na vida! A metodologia trabalha a desinibição, exploração das possibilidades vocais e corporais, jogos teatrais, improvisações e exploração de movimentos. 

PRIMEIRO ENCONTRO é pra todo mundo que estiver buscando um primeiro mergulho no mundo da performance e atuação. 

Público Alvo – Curiosos, entediados, desesperançosos e interessados em experimentar e brincar no teatro. 

Catharina Conte (18/07/1991) é Diretora, Atriz, Professora e Filmmaker. Formou-se em Teatro (UFRGS) e Produção Audiovisual (PUC-RS). Iniciou sua carreira aos 9 anos e desde então atuou em diversos espetáculos de teatro, curtas-metragens, comerciais, longas-metragens e também como dubladora. Ao longo da sua trajetória, já teve trabalhos apresentados em Portugal, Brasil, Nova York e Londres. Como artista, ela é movida pela ideia de subversão com amor e seu trabalho busca trazer à tona um olhar transgressor, cômico e crítico sobre a realidade. “Eu vejo a arte como uma forma de nos perdoarmos por nossa própria humanidade.” É colaboradora do grupo Legal Aliens Theatre e StoneCrabs Theatre, em Londres. Em 2021, participou do reality show Futuro Ex-Porta, do grupo de comédia Porta dos Fundos. 

 

INVESTIMENTO

Á Vista: 240,00

Parcelado:  2 x de 132,00

 

FLERTE - DESINIBIÇÃO, ORATÓRIA E RELAÇÃO COM A CÂMERA

Ministrante: Catharina Conte

26/01 – 19 ás 22 horas

CARGA HORÁRIA – 1 ENCONTRO – 3 HORAS/AULA

CASA DE ESPETÁCULOS – VISCONDE DO RIO BRANCO 691 – MOINHOS DE VENTO

PROGRAMA

Falar em público pode ser desafiador. Falar para a câmera - que é uma nova forma de presença hoje - também. Vem exercitar suas habilidades comunicativas com FLERTE; desinibição, oratória e relação com a câmera. Seja pelo caráter inovativo, agilidade, sensação de proximidade ou presença, não dá pra negar: os vídeos dominaram tudo. Tudo bem se você não se sente 100% preparado para esse mundo, apresentar-se é uma arte que pode ser aprendida:)

FLERTE é uma oficina que busca estimular a autonomia criativa dos alunos e o desenvolvimento da sua expressão pessoal em público e para a câmera de forma natural e prazerosa. Em FLERTE, vamos trabalhar o ser inteiro que fala – da fisicalidade até a voz, apoiando-se em uma metodologia que busca despertar uma expressão humana, autêntica, sensível e empática. Ou seja: ser você mesmo, na frente de uma lente ou de 1000 pessoas  :)

Catharina Conte é uma artista multidisciplinar das artes performativas e ministra oficinas de teatro desde 2011. Acredita com toda sua força no teatro como uma poderosa – e deliciosa! - ferramenta para o aprimoramento humano. FLERTE é o terceiro projeto dentro da área de desenvolvimento pessoal através do teatro. Catharina criou os projetos “Fala comigo” (curso de oratória no Complexo Criativo Cômica Cultural) e“MERDA” (curso idealizado em uma parceria com a escola Perestroika).

Público-alvo: qualquer pessoa que queira se desenvolver em frente a câmera - e fora dela também. Não importa o seu objetivo: se você se sente travado; se sente que poderia se desenvolver mais falando em público; se não se sente confortável ao ser filmado e fotografado; ou se apenas quer ir além na sua potência pessoal, esse curso é pra você. 

Catharina Conte (18/07/1991) é Diretora, Atriz, Professora e Filmmaker. Formou-se em Teatro (UFRGS) e Produção Audiovisual (PUC-RS). Iniciou sua carreira aos 9 anos e desde então atuou em diversos espetáculos de teatro, curtas-metragens, comerciais, longas-metragens e também como dubladora. Ao longo da sua trajetória, já teve trabalhos apresentados em Portugal, Brasil, Nova York e Londres. Como artista, ela é movida pela idéia de subversão com amor e seu trabalho busca trazer à tona um olhar transgressor, cômico e crítico sobre a realidade. “Eu vejo a arte como uma forma de nos perdoarmos por nossa própria humanidade.” É colaboradora do grupo Legal Aliens Theatre e StoneCrabs Theatre, em Londres. Em 2021, participou do reality show Futuro Ex-Porta, do grupo de comédia Porta dos Fundos. 

 

INVESTIMENTO

Á Vista: 200

Parcelado:  2 x de 110,00

 

 

 

Programação Escola 2021

OFICINA DE TEATRO – 6 AOS 9 ANOS

Ministrante: Duda Paiva

QUINTAS-FEIRAS DAS 9:30 AS 11

De 07 de outubro á 16 de dezembro

CARGA HORÁRIA: 11 ENCONTROS – 16 HORAS E MEIA/AULA

CASA DE ESPETÁCULOS – VISCONDE DO RIO BRANCO 691 – MOINHOS DE VENTO

PROGRAMA

O principal objetivo do curso é o desenvolvimento pessoal e em grupo de cada criança.  Isso ocorre através de jogos teatrais, experimentos e brincadeiras. Com o intuito de proporcionar ao aluno uma integração prazerosa com o universo cênico, tanto individualmente, quanto em grupo, é feita uma orientação cuidadosa, contribuindo para o desenvolvimento de seu potencial criativo. Através da leveza das brincadeiras e jogos propostos é possível resolvermos angústias, ansiedades, inquietações e trabalhar autoconhecimento, sociabilidade, articulação de idéias e criatividade. O trabalho prioriza sempre a autoria do aluno, que age em um diálogo mais sensível e ligado principalmente a sua intuição.

Atividades

- Desenvolvimento Pessoal e em Grupo

- Expressão Corporal

- Expressão Vocal

- Jogos Teatrais

- Figurino

- Interpretação

- Improvisação

- Leitura individual e coletiva de dramaturgias clássicas e contemporâneas.

Duda Paiva é natural de Porto Alegre. A atriz iniciou sua formação no teatro em 2008 através do TEPA - Teatro Escola de Porto Alegre, com os diretores Adriano Basegio, Daniela Carmona, Jezebel de Carli e Zé Adão Barbosa. Integrou o Grupo de Atores da Cômica Cultural, a Cia de Teatro Ofídico e o grupo de atores da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga (Vida Urgente).

Em 2011 se mudou para o Rio de Janeiro onde se formou como bacharel em Teatro na Universidade Cândido Mendes, curso da extinta UniverCidade do Rio de Janeiro. Integrou a Múltipla Cia Teatral ao lado de Rodrigo Turazzi durante 4 anos, trabalhando como atriz e produtora executiva de espetáculos teatrais.

Em dezembro de 2015 concluiu a primeira turma da Escola de Atores Wolf Maya. Com direção de Thierry Tremouroux fez parte do processo de criação e levantamento do espetáculo Baal de Bertolt Brecht.Realizou mais de 12 espetáculos teatrais e diversos trabalhos com publicidade e audiovisual, tanto no Rio de Janeiro, onde residiu de 2011 - 2017, quanto em Porto Alegre, onde mora atualmente. Sua experiência também estende à dança, ao canto e a dublagem. Duda é formada como bailarina clássica na Escola Lenita Ruschel onde também estudou Jazz por 3 anos. Nos anos de 2018 e 2019 ministrou aulas de teatro para crianças de 5 - 12 anos na escola Leonardo da Vinci, Beta.

INVESTIMENTO

A Vista: R$ 459,00

Parcelado: 3 x de 170,00

 

OFICINA DE TEATRO – 10 AOS 13 ANOS - TARDE

Ministrante: Gisela Sparremberger

SEGUNDAS-FEIRAS DAS 14 AS 15:30

De 04 de outubro á 13 de dezembro

CARGA HORÁRIA: 10 ENCONTROS – 15 HORAS/AULA

CASA DE ESPETÁCULOS – VISCONDE DO RIO BRANCO 691 – MOINHOS DE VENTO

PROGRAMA

O objetivo do curso é o desenvolvimento pessoal dos alunos, assim como a socialização em grupo. Através do incentivo à criatividade e à espontaneidade, oportuniza-se uma maior capacidade de enfrentamento da vida cotidiana e dos desafios que implicam esta fase do adolescente. Ao entrar em contato com o universo cênico, o aluno adentra no campo das artes dramáticas através de dinâmicas leves e divertidas, como improvisações e jogos teatrais. Assim, trabalha-se no intuito de promover o autoconhecimento e a capacidade se conectar-se com suas angústias, ansiedades, e inquietações de forma a tornar o jovem mais organizado em seu mundo interior e capacitado ao crescimento pessoal.

Atividades

- Dinâmicas pessoais e grupais

- Expressão Corporal e Vocal

- Jogos Teatrais

- Figurino e Maquiagem

- Interpretação

- Improvisação

- Leitura individual e coletiva de dramaturgias clássicas e contemporâneas

- Criação de diálogos e cenas dramáticas

Gisela Sparremberger é Jornalista, Escritora, Atriz, Empresária e Produtora Cultural. Nos últimos 10 anos esteve à frente de produções em teatro, música, literatura, tv e cinema. Em sua trajetória, atuou em mais de 10 espetáculos teatrais, e integrou o elenco de mais de 15 filmes para cinema e tv. Lançou seu primeiro livro de crônicas “Intimices”, pela Editora AGE, em 2016. No mesmo ano, foi indicada a melhor atriz pelo Prêmio Açorianos em Teatro. Em 2018, produziu e atuou em turnê teatral nacional do espetáculo Valsa #6, da obra de Nelson Rodrigues. Apaixonada pelas artes dramáticas e pela Psicanálise, atualmente Gisela cursa Psicologia e coordena o projeto literário de escrita criativa coletiva intitulado “Nosso Livro”. É criadora também do projeto Corpo-Livro, uma imersão de autoconhecimento no formato presencial, onde todas as participantes contas suas histórias e publicam um livro coletivo.

 

INVESTIMENTO

A Vista: R$ 459,00

Parcelado: 3 x de 170,00

 

OFICINA DE TEATRO – 10 AOS 13 ANOS - MANHÃ

Ministrante: Izabel Cristina

SEGUNDAS-FEIRAS DAS 9:30 AS 11 HORAS

De 04 de outubro á 13 de dezembro

CARGA HORÁRIA: 10 ENCONTROS – 15 HORAS/AULA

CASA DE ESPETÁCULOS – VISCONDE DO RIO BRANCO 691 – MOINHOS DE VENTO

 

PROGRAMA:

Oficina de Teatro voltada a alunos de 10 aos 13 anos de idade. O foco de trabalho está no aprendizado das noções práticas e introdutórias sobre o teatro, através de jogos, brincadeiras e imaginação, buscando o desenvolvimento do aluno em sua criatividade, comunicação, motricidade e ações de coletividade. Assim como no aperfeiçoamento do estudo teatral com base em experimentações cênicas, por meio de aulas práticas e teóricas, no campo da criação, improvisação, explorações textuais e de movimentos, em busca de construções narrativas e de personagens no contexto dramatúrgico, visando o desenvolvimento pessoal e artístico do aluno.

Izabel Cristina é professora e diretora de teatro, atriz, dramaturga. Licenciada em Teatro pela UFRGS, Pós Graduada em Acessibilidade Cultural pela UFRJ e Pós Graduanda em Artes Cênicas pela Faculdade Censupeg. Desde 2014 coordena o Departamento de Artes Cênicas da SMCEL - Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Gravataí/RS, o Festival Estadual de Teatro e o FESTIL - Festival de Teatro Estudantil deste município. Ministra oficinas de teatro para grupos infantil, juvenil e adulto, tendo montado mais de 40 peças de teatro, sendo 24 de sua autoria.

Professora e Diretora da Cia Teatral Tem Gente no Palco de Veranópolis/RS desde 2012 e do GET - Grupo de Estudos Teatrais de Gravataí desde 2018. Atualmente dirige, também, o Grupo Bando de Brincantes de Porto Alegre. Participou de diversos Festivais e Mostras de Teatro no RS, tendo recebido prêmios e indicações como melhor diretora e espetáculo. Integra a diretoria do Colegiado Estadual de Teatro do RS e do SATED/RS, assim como, o Coletivo de Festivais de Teatro Interior em Cena. Recebeu em março de 2020, da Câmara de Vereadores de Gravataí, o Prêmio Destaque Mulher pelo seu trabalho junto à Cultura do município. Há mais de 10 anos desenvolve projetos de fomento, ensino e fruição cultural e teatral junto ao meio escolar, comunitário e artístico.

 

INVESTIMENTO

A Vista: R$ 459,00

Parcelado: 3 x de 170,00

 

LABORATÓRIO DE STAND UP, PERSONAGENS E CRIAÇÃO DE PIADAS

Ministrante: Índio Behn

 02 E 03 DE OUTUBRO - sábado e domingo das 14 ás 18 horas

 CARGA HORÁRIA – 2 ENCONTROS – 8 HORAS/AULA

CASA DE ESPETÁCULOS – VISCONDE DO RIO BRANCO 691 – MOINHOS DE VENTO

 

PROGRAMA

Desenvolvimento do raciocínio cômico e teoria da comédia, estruturação e montagem de piadas para uso geral no humor. Montagem e criação de números cômicos de stand up e personagens.

Tópicos a serem trabalhados:

  • Criando e estruturando uma piada.
  • O que é Punch Line e Setup?
  • Limpando e refinando uma piada?
  • Potencializando o Punch Line.
  • Pausas e tempo de comédia.
  • Criando personagens cômicos.
  • Criação de voz para números cômicos.
  • Criação de piadas para personagens.
  • Montagem de sets e ordenando piadas em um número.

 Índio Behn é humorista, ator, criador de conteúdo, roteirista, diretor, músico, compositor… e por aí vai. Artista desde sempre, começou a carreira aos 14 anos como músico profissional. Em 2011 na era dos blogs começou a produzir conteúdo de humor para a Internet, em 2012 se aventurou pelos palcos fazendo stand up. Em 2015 foi finalista do quadro “Quem Chega Lá” no Domingão do Faustão. Em 2016 se destacou no Prêmio de Humor, do canal Multishow. Atualmente se dedica a diversos projetos, mas principalmente na criação de conteúdo para redes sociais. Especializou-se em eventos corporativos, se destacando pela versatilidade em SIPAT, confraternizações e palestras, é bem conhecido por fazer humor para toda família, sem uso de palavrões, ou piadas com minorias. Passou por diversos canais de rádio e TV em nível local e nacional.

  

INVESTIMENTO

A Vista: R$ 200,00

Parcelado: 2 x de 110,00

3 x de 80,00

 

OFICINA DE INICIAÇÃO TEATRAL NAS TERÇAS-FEIRAS

Ministrante: Patsy Cecato

TERÇAS-FEIRAS DAS 19:30 às 21:30

CARGA HORÁRIA: 13 ENCONTROS – 26 HORAS/AULA

14 de setembro á 14 de dezembro

Casa de espetáculos – Visconde do Rio Branco 691 – Moinhos de Vento

PROGRAMA

O curso de Iniciação Teatral tem como proposta desenvolver habilidades expressivas, promover consciência corporal e exercitar técnicas teatrais. Percepção, criatividade e presença são elementos de trabalho que visam propiciar uma rica experiência com o universo teatral, bem como aprimorar a comunicação e a expressividade no dia-a-dia.

 

Patsy Cecato é graduada em Produção Audio-Visual pela ULBRA/RS e Mestre em Escrita Criativa pela PUCRS. É professora de teatro, de Escrita Criativa e treinadora em Expressão Pessoal. É atriz, dramaturga e diretora de teatro. Manual Prático da Mulher Moderna, Hotel Rosa-Flor, Mulheres Pessegueiro são alguns de seus trabalhos mais representativos na direção e na dramaturgia. Artista multimídia atua em diversas áreas das artes cênicas, visuais e literárias. É atriz da comédia de sucesso Se Meu Ponto G Falasse e produtora do clássico Bailei na Curva. Seu tema principal é o feminino e suas expressões no mundo contemporâneo.

 

 

INVESTIMENTO:

A vista: R$ 540,00

Parcelado: 3 x de 200,00

 

 

OFICINA SÊNIOR DE TEATRO

Ministrante: Patsy Cecato

QUARTAS-FEIRAS DAS 14:30 AS 16:30

De 01 de setembro á 15 de dezembro

CARGA HORÁRIA: 16 ENCONTROS – 32 HORAS/AULA

CASA DE ESPETÁCULOS – VISCONDE DO RIO BRANCO 691 – MOINHOS DE VENTO

OBJETIVOS

Oficina que abrange as ferramentas da atuação, dedicada aos alunos (as) sêniors. O enfoque é no prazer dos jogos teatrais, de desvendar os segredos da representação teatral e na alegria de compartilhar o trabalho em grupo.  Com um trabalho corporal preparado para os corpos maduros, a oficina oferece, também, um passeio pelo cantar, dançar e representar. Aproveitando a experiência de vida dos sêniors, esta Oficina de Teatro propiciará, através de um reconhecimento pessoal, a oportunidade de se colocar em outros papéis, aumentando, assim, uma maior sociabilidade, maior entendimento das relações, maior compreensão do outro e, conseqüentemente, maior amor por si mesmo.

PROGRAMA

Sensibilização– respiração e treino corporal.

 Criatividade– criação do mote da cena, interpretação de texto, símbolos, linguagem corporal e contato com a subjetividade do ator.

 Jogos teatrais – dinâmica do grupo, relacionamento, contatos com as regras teatrais de tempo/espaço, foco e contracenação.

 Criação do texto curto – prática de criação de perfis, minicontos e minicrônicas.

 Interpretação -  texto improvisação e performance do ator

 Conceito– Informações e discussão sobre conceito estético, tendências, movimentos artísticos, orientação sobre o consumo de arte.

Patsy Cecato é graduada em Produção Audio-Visual pela ULBRA/RS e Mestre em Escrita Criativa pela PUCRS. É professora de teatro, de Escrita Criativa e treinadora em Expressão Pessoal. É atriz, dramaturga e diretora de teatro. Manual Prático da Mulher Moderna, Hotel Rosa-Flor, Mulheres Pessegueiro são alguns de seus trabalhos mais representativos na direção e na dramaturgia. Artista multimídia atua nos mais variados das artes cênicas, visuais e literárias. É atriz da comédia de sucesso Se Meu Ponto G Falasse e produtora do clássico Bailei na Curva. Seu tema principal é o feminino e suas expressões no mundo contemporâneo.

 

INVESTIMENTO

A Vista: R$ 900,00

Parcelado: 4 x de 250,00

Indicações aos alunos:

Roupas confotáveis, calçado para exercício, caderno de anotações.

 

 

NÚCLEO DE EXPERIMENTAÇÃO CÊNICA

Ministrante: Renata Stein

TERÇAS-FEIRAS DAS 19:30 AS 21:30

CARGA HORÁRIA: 33 ENCONTROS – 66 HORAS/AULA

21 DE ABRIL Á 14 DE DEZEMBRO

*Férias de 14 de julho a 02 de agosto

PRÉ-REQUISITO: ter algum curso anterior de teatro.

ONLINE VIA GOOGLE MEET

Renata Stein é atriz e bailarina, formada em Teatro Licenciatura pela UFRGS. Participou do Grupo Experimental de Dança de Porto Alegre em 2013 e hoje é integrante do Coletivo Moebius, dançando “Procedimento 21+1”, “Ìgbà: exercício de contemplação” e “Medida Provisória”. Atuação no curta-metragem “Kassandra” com direção de Ulisses da Motta Costa. E atuação nas peças “Um dia assassinaram minha memória” com direção de Décio Antunes e Carlota Albuquerque, “Não conte a ninguém” com direção de Paulo Guerra, “A partícula de Deus” com direção de Júlio Conte e em “Baila Melancia” com direção de Guilherme Ferrêra.

 

PROGRAMA:

O núcleo de experimentação cênica será uma oficina de compartilhamento, ação e criação, através das expectativas e vivências dos participantes. Para isso, será estabelecido um processo online que possibilite a experiência dos alunos com exercícios de corpo, voz, experimentos cênicos e textuais, trabalhando a sensibilidade, improvisação e expressão corporal. Serão também utilizados diferentes textos literários para conhecimento do gênero teatral. O processo final resultará em uma montagem de conclusão.

 

INVESTIMENTO

Parcelado: R$ 9 x de 150,00

 

OFICINA DE TEATRO PARA ADOLESCENTES – 14 Á 17 ANOS

Ministrante: Ismael Goulart

SEXTAS-FEIRAS DAS 14:30 as 16:30

CARGA HORÁRIA: 16 ENCONTROS - 32 HORAS/AULA

De 03 de setembro á 17 de dezembro

 

Ismael Goulart atuou nas peças Tudo pode dar certo, Efeitos Colaterais da falta e/ou excesso,Dog Day, Shakesketes, Meu irmão, o medo, Labirinto da Água, 4,8,16 sem sentido, sem memória e Anexo Secreto. Além disso, trabalha como operadorde som e iluminador em diversos espetáculos, foi indicado a melhor ator, trilhasonora e iluminação em diversos festivais no interior do RS, tendo ganho oprêmio de iluminação no XXVI Festivale. Membro também do Grupo ATritO sendo responsável pela concepção da trilha de todos os espetáculos do grupo como operador de som destacam-se os trabalhos nos espetáculos Bailei naCurva e Se meu Ponto G Falasse.

PROGRAMA:

Uma oficina de introdução que, através de jogos e improvisações, permite exercitar as regras da teatralidade, facilitando o auto-conhecimento, a desinibição,  criatividade e desenvolvimento de carisma pessoal.  Há 8 anos esse projeto ministrado por Fernanda Moreno, ja criou os espetáculos: "Os da Minha Rua" (2013), "A Parte" (2014), "Quem me dera ser Onda" (2015), "Till" (2016), "Diálogos nas Folhas em Branco" (2017),  "As Zebras Escondem suas Cicatrizes" (2018) e “O Reino Infante” (2019). Como característica, a maioria desses espetáculos participou de festivais pelo Rio Grande do Sul, sendo contemplado sempre com indicações ou prêmios. Dando continuidade a esse projeto, quem assume a turma em 2021 é Ismael Goulart assistente de direção de todas as edições anteriores da oficina de adolescentes.

 

INVESTIMENTO

A Vista: R$ 720,00

Parcelado: 04 x de 200,00

 

 

Programação Escola 2020

ATORES NAS MÍDIAS SOCIAIS

Ministrante: Estela Albani

DIA 28/11 DAS 14 AS 18 HORAS

CARGA HORÁRIA – 1 ENCONTRO – 4 HORAS/AULA

 

PROGRAMA

O conteúdo deste curso orienta os atores a perceberem o que limita a sua comunicação com o mercado através das mídias digitais e a terem clareza sobre o que comunicar.

Este é o momento para organizar os textos e vídeos mais significativos e alinhados ao seu artista. Esta é a hora de movimentar idéias e projetos de onde você estiver. As Redes Sociais fazem parte de um TRABALHO ABSTRATO que representa a principal base para se construir uma imagem diferenciada. E alimentar as Redes Sociais não está relacionado a tempo de carreira e sim, ao valor que você atribui ao artista que é. Todo o seu público e empregadores (produtores de elenco, diretores, autores e classe) estão nas Redes Sociais.

E tudo o que você permitir ser visto, será avaliado livremente e terá resultado direto, podendo impactar ou estagnar a sua Imagem. Aonde você deseja chegar com a sua carreira?

Pensando nisso, considere que todo o seu conteúdo trabalha PARA você, 24 horas por dia, todos os dias da semana. O seu conteúdo comunica o que você deseja?

 

PARA QUEM é este Curso?

Para atores - estudantes e profissionais de Artes Cênicas.

Tópicos

 Vamos falar de Instagram, Facebook e YouTube

 O que significa e qual o papel das Redes Sociais na Carreira Artística,

 Quais os impactos positivos e negativos para a sua Carreira,

 Quais os conteúdos que trazem coerência e valor para a sua Imagem,

 Como criar e escrever conteúdos alinhados a sua Imagem e Carreira,

 Como interagir com a Classe gerando maior relacionamento e interesse.

ESTELA ALBANI trabalha há 25 anos com atores. Foi produtora de elenco e produtora cultural por 18 anos no Rio de Janeiro. Época em que deu vida ao seu curso no mercado carioca chamado O Ator no Mercado de Trabalho, uma proposta pioneira de orientação de carreira para a classe. Hoje, como Consultora de Imagem e Carreira para Atores, presta Mentoria, Workshops, Palestras para atores e artistas diversos. Em seu trabalho, oferece três segmentos em forma de workshops: O Ator Consciente, O Ator Empreendedor e O Ator Espiritual. Como produtora, tem em seu currículo filmes de publicidade com veiculação nacional e mundial, cinema, clips e televisão. Para saber mais, entre no site estelaalbani.com.

 

INVESTIMENTO

A Vista: 120,00

Parcelado: 2 x de 65,00

 

 

WORKSHOP EXPRESSIVIDADE E INTERPRETAÇÃO PARA O CANTO

Ministrante: Adriana Deffenti

DIA 24/03 DAS 19 AS 23 HORAS

CARGA HORÁRIA – 1 ENCONTRO- 4 HORAS/AULA

CASA DE ESPETÁCULOS



Workshop de canto em grupo, com abordagem individual, pra quem quer cantar bem.

O WORKSHOP EXPRESSIVIDADE E INTERPRETAÇÃO PARA O CANTO foi elaborado para quem quer e pra quem precisa cantar, quer estudar, ou gosta apenas de cantar, mas não tem dinheiro pra pagar aula particular.

 

COMO FUNCIONA?

A pessoa (que pode variar de um cantor de chuveiro a um profissional da área) chega na aula com a música previamente escolhida para trabalhar individualmente

Exemplo: Ator que precisa cantar uma música em uma peça. Bailarino que quer acrescentar a voz cantada em uma coreografia. Cantor que deseja desenvolver sua performance vocal em determinada música. Ou simplesmente uma pessoa que deseja cantar bem uma canção.

O aquecimento vocal é feito em grupo, mas cada aluno canta sozinho e recebe atenção em exercícios técnicos e sugestões de interpretação individuais, enquanto os demais assistem e aprendem com a experiência do colega.


(Esse formato também é bastante propício à desinibição e desenvolvimento da performance de palco, uma vez que os colegas funcionam como platéia).

ABERTO A TODOS OS INTERESSADOS

MÁXIMO DE 10 ALUNOS/AULA
 

CONTEÚDOS ABORDADOS(de acordo com a demanda do aluno):

1. Técnica vocal:

Técnicas de aquecimento e desaquecimento vocal;

Técnicas de alongamento e relaxamento;

Alinhamento e postura para o canto;

Respiração para o canto;

Colocação da voz para o canto popular em seus diferentes estilos;

Exercícios de projeção, articulação e ressonância vocal.

 

2. Interpretação da canção popular

Texto e subtexto da canção; 

movimentação e performance de palco; 

expressão corporal e facial; estilo.

 

3. Prática do show

Escolha de repertório (adequação, set-list), coerência da mensagem musical, verbal e

visual (luz, cenário, figurino), formação da banda (escolha dos músicos) entre outros

aspectos que concernem à montagem de um show.

 

INVESTIMENTO

Público em geral: 140,00 ou 2x de 75,00.

Alunos e ex-alunos da Cômica: 120,00 ou 2 x de 65,00

 

OFICINA DE INICIAÇÃO TEATRAL NAS TERÇAS-FEIRAS – PRIMEIRO SEMESTRE

Ministrante: Patsy Cecato

TERÇAS-FEIRAS DAS 19:30 às 21:30

CARGA HORÁRIA: 19 ENCONTROS – 38 HORAS/AULA

10 de março a 21 de julho

PROGRAMA

O curso de Iniciação Teatral tem como proposta desenvolver habilidades expressivas, promover consciência corporal e exercitar técnicas teatrais. Percepção, criatividade e presença são elementos de trabalho que visam propiciar uma rica experiência com o universo teatral, bem como aprimorar a comunicação e a expressividade no dia-a-dia.

 

Patsy Cecato é graduada em Produção Audio-Visual pela ULBRA/RS e Mestre em Escrita Criativa pela PUCRS. É professora de teatro, de Escrita Criativa e treinadora em Expressão Pessoal. É atriz, dramaturga e diretora de teatro. Manual Prático da Mulher Moderna, Hotel Rosa-Flor, Mulheres Pessegueiro são alguns de seus trabalhos mais representativos na direção e na dramaturgia. Artista multimídia atua em diversas áreas das artes cênicas, visuais e literárias. É atriz da comédia de sucesso Se Meu Ponto G Falasse e produtora do clássico Bailei na Curva. Seu tema principal é o feminino e suas expressões no mundo contemporâneo.

 

 

INVESTIMENTO:

A vista: R$ 900,00

Parcelado: 5 x de 200,00

 

 

NÚCLEO DE EXPERIMENTAÇÃO CÊNICA

Ministrante: Renata Stein

TERÇAS-FEIRAS DAS 19:30 AS 21:30

CARGA HORÁRIA: 36 ENCONTROS – 72 HORAS/AULA

17 DE MARÇO Á 08 DE DEZEMBRO

*Férias de 15 de julho a 03 de agosto

PRÉ-REQUISITO: ter algum curso anterior de teatro.

Renata Stein é atriz e bailarina, formada em Teatro Licenciatura pela UFRGS. Participou do Grupo Experimental de Dança de Porto Alegre em 2013 e hoje é integrante do Coletivo Moebius, dançando “Procedimento 21+1”, “Ìgbà: exercício de contemplação” e “Medida Provisória”. Atuação no curta-metragem “Kassandra” com direção de Ulisses da Motta Costa. E atuação nas peças “Um dia assassinaram minha memória” com direção de Décio Antunes e Carlota Albuquerque, “Não conte a ninguém” com direção de Paulo Guerra, “A partícula de Deus” com direção de Júlio Conte e em “Baila Melancia” com direção de Guilherme Ferrêra.

 

PROGRAMA:

O núcleo de experimentação cênica será uma oficina de criação, compartilhamento e ação, através das expectativas e vivências dos participantes. Para isso, será estabelecido um processo a partir de um grupo de alunos que, monitorados, promoverão e realizarão, durante o período da oficina, exercícios de corpo, voz, experimentos cênicos e textuais, trabalhando a resistência física e sensibilidade. Serão também utilizados diferentes textos literários para conhecimento do gênero teatral, juntamente como obras canônicas que foram fundamentais para o cenário dramatúrgico. O processo final resultará em uma montagem de conclusão.

 

INVESTIMENTO

A Vista: R$ 1.620,00

Parcelado: R$ 9 x de 200,00

 

 

LABORATÓRIO DE PESQUISA E MONTAGEM

Ministrante: Fernando Kike Barbosa

QUARTAS-FEIRAS DAS 19:30 AS 22:30

CARGA HORÁRIA: 39 ENCONTROS – 117 HORAS/AULA

De 11 de março a 16 de dezembro

*férias de 16 de julho a 04 de agosto

* Pré-requisito: ter alguma experiência teatral

Fernando Kike Barbosa é ator, diretor e dramaturgo com trabalhos em teatro cinema e televisão. Fez sua formação junto ao grupo Ói Nóis Aqui Traveiz com o qual, trabalhou ao longo de 8 anos, e realizou diversos projetos, com intensa atividade na área da pesquisa teatral, voltada tanto para espetáculos em ambientes fechados como para as ruas, exercendo as funções de ator, oficineiro, diretor, produtor. Entre os espetáculos deste período destacam-se trabalhos como "Antígona" (90) e"Dr. Fausto" (94) que lhe rendeu o Prêmio Açorianos de melhor ator-coadjuvante. A partir de 97 passa a trabalhar com diversos grupos e diretores onde destacam- se: "Uma Professora Muito Maluquinha" (97) direção de Adriane Mottola. Prêmio Tibicuera (RS) e Prêmio Iznard Azevedo SC) de Melhor Ator-coadjuvante, “Dois Perdidos Numa Noite Suja"(97) e "O Barão nas Árvores" (98) direção de Roberto Oliveira, “O Beijo no Asfalto” (98), direcão de Patricia Fagundes. "Os Crimes da Rua do Arvoredo" (99) direção de Camilo de Lélis (Prêmio Açorianos de melhor Ator). Como diretor realizou: "Álbum de Família" (96 - Indicado para o Prêmio Açorianos de Melhor Espetáculo), "Dorotéia" (99 - Seis indicações ao Prêmio Açorianos incluindo de melhor direção e espetáculo. Co-dirigiu e atuou em "As Malcriadas" (2001 - Sete indicações ao "Prêmio Açorianos" incluindo de melhor ator-coadjuvante, melhor espetáculo e melhor direção.Em 2006, ao lado do ator e diretor Sergio Ectchichury dirigiu "Zona Contaminada". Em 2010 Dirigiu o espetáculo de teatro de rua “A Caravana da Ilusão” com o grupo POVO DA RUA. Faz parte dos espetáculos do repertório da Cia Stravaganza, entre os quais, “A Comédia dos Erros”, “Bebê Bum” e“Sacra Folia.

Em 2013 escreveu e dirigiu os espetáculos “Pequenas Violências – Silenciosas e Cotdianas” (Prêmio Brakem de Melhor espetáculo 2014) e a peça de Rua “Zona Paraiso”. Ainda em 2013 escreveu a peça “Circo de Horrores e Maravilhas” em parceria com Vera Parenza. Em 2015 dirigiu o espetáculo “Homem Mãe”, montagem de conclusão do “Laboratório de Pesquisa e Montagem 2015” do Complexo Criativo Comica Cultural. Foi orientador do Laboratório de Pesquisa e Montagem Nelson Rodrigues da Comica Cultural, dirigindo os espetáculos de conclusão “Amores Obsessivos” e “O Beijo no Asfalto”. Em 2019 dirigiu o espetáculo “Voltei – Uma Comédia de Outro Mundo”, inspirado na obra de Woody Allen, montagem de conclusão do Núcleo de Experimentação Cênica.

 

PROGRAMA:

 

O ator, diretor e dramaturgo Fernando Kike Barbosa é o responsável pela montagem profissional desse ano da escola. O diretor conduzirá o grupo de atores que buscam inserção no mercado de trabalho. Utilizando as técnicas de improvisação, construirá com o grupo o texto e a montagem de um espetáculo teatral. A Comica Cultural produzirá a estréia e o núcleo de produção que se formará dentro do grupo dará seguimento à carreira do espetáculo.

 

Dessa experiência nasceram as peças: Pílula de Vatapá (2007), Dançarei sobre o teu cadáver (2008) e Larissa não mora mais aqui (2009), A Milímetros de Mercúrio (2010), Vendetta Corsa (2011), Enquanto Agonizo (2012), Associação dos Psicopatas Anônimos (2016) e Aquilo que nos Amanhece (2017) dirigidas por Júlio Conte, Efeitos Colaterais da falta e/ou do excesso (2013), dirigida por João Pedro Madureira, Homem Mãe (2015), Amores Obsessivos (2017) e O Beijo no Asfalto (2018), dirigidas por Fernando Kike Barbosa, e Não se Mata Pintassilgo (2019), dirigida por Patsy Cecato.

 

INVESTIMENTO

A Vista: R$ 2.430,00

Parcelado: 10 x de 270,00

 

OFICINA DE INICIAÇÃO TEATRAL AOS SÁBADOS – PRIMEIRO SEMESTRE

Ministrante: Renata Stein

CARGA HORÁRIA – 16 ENCONTROS – 32 HORAS/AULA

DE 04 DE ABRIL A 25 DE JULHO – SÁBADOS DAS 12 AS 14 HORAS

 

PROGRAMA:

O Curso de iniciação teatral leva a um primeiro contato com a arte dramática desenvolvendo nos alunos liberdade criativa, sensibilização, autoconhecimento, desinibição, expressão vocal, expressão corporal , através de jogos, improvisações, criação de cenas e textos dramáticos.

Renata Steiné atriz e bailarina, formada em Teatro Licenciatura pela UFRGS. Participou do Grupo Experimental de Dança de Porto Alegre em 2013 e hoje é integrante do Coletivo Moebius, dançando “Procedimento 21+1”, “Ìgbà: exercício de contemplação” e “Medida Provisória”. Atuação no curta-metragem “Kassandra” com direção de Ulisses da Motta Costa. E atuação nas peças “Um dia assassinaram minha memória” com direção de Décio Antunes e Carlota Albuquerque, “Não conte a ninguém” com direção de Paulo Guerra, “A partícula de Deus” com direção de Júlio Conte e em “Baila Melancia” com direção de Guilherme Ferrêra.

 

INVESTIMENTO:

à vista: R$ 612,00

Parcelado: 4 x de 170,00

 

OFICINA DE TEATRO PARA ADOLESCENTES -

Ministrante: Fernanda Moreno

QUINTAS-FEIRAS DAS 14:30 as 16:30

CARGA HORÁRIA: 36 ENCONTROS - 72 HORAS/AULA

De 19 de março á 17 de dezembro

*férias de 10 á 29 de julho

Fernanda Moreno é Mestre em Letras – Teoria da Literatura, (PUCRS); Especialista em Pedagogia da Arte (UFRGS) e Licenciada em Letras (PUCRS). Professora de teatro da escola de Teatro Cômica Cultural. Ministra o curso de extensão:  Oficina de Encenação da PUCRS  e ( Módulo: O Teatro do Absurdo) desde 2015.  Vencedora do II Festival de Esquetes da CCMQ, com O Retrato de Laura (2012). Vencedora de melhor espetáculo no Festival II Montenegro em Cena com a peça “Sonhos [Im] Possíveis”(2013).Vencedora de melhor curta - no festival Arte Movie –, com o curta: “ Manchando a reputação” (2015), Vencedora do prêmio melhor dramaturgia no festival Artinvento com o texto, “Dog Day”. Vencedora ( primeiro lugar) da Festival de esquetes – Instituto Histórico e geográfico ( 2017) com a esquete; “ Meu irmão o medo. Participou das Oficinas: “Curso de Formação do Ator” (2006) - Ministrantes: Roberto Oliveira; “Laboratório de Pesquisa e Montagem” (2008)-Ministrante: Júlio Conte; “O Ator e o Texto Módulos I e II” (2011) –Ministrante: Bob Bahlis. Workshop Teatro de Los Andes – Bolívia (2017) Oficina de Teatro de Rua, Ministrante: Povo da rua (2017).  Atuou nos seguintes espetáculos teatrais: O Último Carro (2006)- Direção: Roberto Oliveira; Dançarei Sobre Teu Cadáver (2008-2011) – Direção: Júlio Conte; Larissa Não Mora Mais Aqui (2010-2011)-Direção: Júlio Conte; Pílula de Vatapá (2011) -Direção: Júlio Conte; Fadas & Monstros (2011)- Direção: Bob Bahlis, Sonhos [Im]possíveis (2013)-Direção Patrícia Silveira. Como diretora teatral dirigiu os seguintes trabalhos: “Os Saltimbancos” (2012), “O hospede atrevido ou o brilhante escondido” (2013) através do projeto SESC Leitura em cena, “Os da minha rua” (2013), A Parte” (2014) e “Se chover abra a Janela” (2014), “Peças de ensaio” – (2015 e 2016), “Quem me dera ser onda” ( 2015) e “Dog Day” (2016 e 2017), este vencedor de dois prêmios e indicados em 12 categorias nos festivais “ Artinvento”, “Cena livre” ( Uruguaiana) e  Rosário em Cena.  Em parceria com Juliano Rabello, dirige o espetáculo "O Anexo Secreto" (2015-2017), foi uma das coordenadora do projeto – “Shaketes” – Shakesperare 400” do Instituto de Cultura – PUCRS (2016), fez assistência de direção no espetáculo “Hotel Rosashock” de Patsy Cecato (2016- 2017), Em 2017, premiada na categoria melhor texto original e melhor espetáculo  com a peça “ Diálogos em folhas em branco”, no festival de Viamão- FESTE, tendo ainda mais 6 indicações em diversas categorias  no mesmo evento. Assistente de direção da peça “ Latidos” de Júlio Conte (2018).

 

 

PROGRAMA:

Uma oficina de introdução que, através de jogos e improvisações, permite exercitar as regras da teatralidade, facilitando o auto-conhecimento, a desinibição,  criatividade e desenvolvimento de carisma pessoal. A professora, diretora, atriz e dramaturga Fernanda Moreno ministra há 6 anos esse projeto, do qual surgiram os espetáculos "Os da Minha Rua" (2013), "A Parte" (2014), "Quem me dera ser Onda" (2015), "Till" (2016), "Diálogos nas Folhas em Branco" (2017),  "As Zebras Escondem suas Cicatrizes" (2018) e “O Reino Infante” (2019). O núcleo de produção dos espetáculos apresentados tem como característica inscrever os projetos em festivais. Diálogos nas Folhas em Branco foi premiado em 3 categorias no Festival de Viamão: melhor espetáculo adulto, dramaturgia para Fernanda Moreno e atriz para Amanda Fiore. Na edição de 2018 do Festival de Gravataí, foi contemplado com dramaturgia para Fernanda Moreno.

INVESTIMENTO

A Vista: R$ 1.620,00

Parcelado: 09 x de 200,00

 

ERA UMA VEZ... – TURMA DE IMPROVISAÇÃO TEATRAL PARA CRIANÇAS DE 8 Á 12 ANOS

Ministrante: Juliana Brondani

SEGUNDAS-FEIRAS DAS 19 AS 20 HORAS

DE 23/03 Á 13/04

CARGA HORÁRIA – 4 ENCONTROS – 4 HORAS/AULA

CASA DE ESPETÁCULOS

PROGRAMA

O curso “Era uma Vez...” vai explorar todo potencial criativo das crianças de 08 a 12 anos em 4 encontros no mês de março, liberando a expressividade. Através de jogos divertidos de improvisação as crianças serão guiadas pela professora Juliana Brondani na construção de pequenas cenas e personagens que explorem o lúdico e a graça.

O teatro de improvisação tem jogos rápidos e dinâmicos, muito parecidos com brincadeiras de faz de conta. Essa técnica permite trabalhar diferentes habilidades de maneira prazerosa e leve: argumentação e exposição de idéias; comunicação e oralidade; expressão corporal e noção do espaço; tempo e ritmo (corpo e fala); construção de narrativa e coerência; trabalho em equipe e negociação.

Essas habilidades servirão de temas para os encontros com a turma que buscará no jogo coletivo o desenvolvimento de cada indivíduo, complementando suas vivências na escola e no grupo social e familiar, contribuindo para sua formação pessoal mais ampla, contemporânea e rica.

Juliana Brondani é especialista em Gestão Cultural - Senac RS (2010) e Bacharel em Direção Teatral - UFRGS (2007). Atuou em importantes espetáculos teatrais como Bailei na Curva (2000 – 2012), O Rei da Escória (indicada ao Prêmio Açorianos de atriz coadjuvante) e Hotel Rosa-Flor. Atualmente é uma das integrantes do grupo de improvisação Sobe Pro Play em cartaz há 11 meses ininterruptos. Desenvolve projetos e produtos culturais, projetos de gestão de teatros e espaços de arte e ativações de patrocínios culturais. Destaca sua passagem pelas empresas: Opus Promoções, Maria Cultura, Kzuka (Grupo RBS) e Cômica Cultural. Em 2015 fundou a Brondani Planejamento Cultural onde atende produtores, artistas e empresas; além de desenvolver projetos próprios como: Festival dos Pitocos (vencedor do FAC Regional 2016); Estações Kombina (vencedor do FAC Literatura 2017) e cria ações corporativas para marcas como: UniRitter, SESI RS, ThoughtWorks e Coca-Cola.

INVESTIMENTO

A Vista: 130,00

Parcelado: 2 x de 70,00

 

 

Programação Escola 2019

 

OFICINA DE TEATRO INFANTOJUVENIL – MANHÃ

9 aos 13 anos

Ministrante: Nina Eick

QUINTAS-FEIRAS DAS 10 AS 11:30

De 05 de setembro á 12 de dezembro

CARGA HORÁRIA: 15 ENCONTROS – 30 HORAS/AULA

CASA DE ESPETÁCULOS

PROGRAMA

O primeiro contato com o teatro. O desvendar de uma nova fase e um ambiente cheio de possibilidades. Essa oficina com foco entre 09 e 13 anos pretende trabalhar o ofício teatral de forma leve e descompromissada, despertando no aluno a autoconfiança, a desinibição e o raciocínio através de improvisações e leituras de texto.

Nina Eick é formada em Artes Visuais pela UFRGS, Nina Eick, participa de exposições de Arte Contemporânea e desenvolve seu trabalho de pesquisa a partir da construção de personagens e seus universos psicológicos, com interface entre diversas linguagens, principalmente artes visuais e teatro; Estudou canto com a cantora e preparadora vocal Lúcia Passos desde 2009 a 2011; participou por dois anos do Grupo Experimental de Dança de POA, coordenado pelo bailarino e coreógrafo Airton Tomazzoni, entre outros cursos de dança. Sua formação como atriz se deu a partir de diversos cursos e workshops desde 2001. Dentre os seus trabalhos mais relevantes destacam-se as peças "Criança Pensa" (Ronald Radde, 2010), "Eu Chovo Tu Choves, Ele Chove..." (Fabiano Geremias, 2008) - peça onde obteve a indicação ao prêmio Tibicuera de Melhor Atriz Coadjuvante, "Dançarei Sobre o Teu Cadáver" (Júlio Conte, 2008), "O Duplo" (Patsy Cecato, 2008) "Manual Prático da Mulher Moderna" (Patsy Cecato desde 2011),”Piá Farroupilha”, “Filhote de Cruz Credo” e “10 quase amores” (Bob Balihs desde 2010). É professora de arte e Teatro de crianças e adultos. Em 2014 foi autora do processo de modelagem da estátua em homenag