MARATONA DE ESCRITA À MÃO
6 de julho de 2018 - sexta-feira – das 19:30 as 21:30
*PÂTISSIER - R. Marquês do Pombal, 128 - Moinhos de Vento, Porto Alegre
Coordenadores: Patsy Cecato e Mauricio Chemello
Guitarra: Matheus Mayer Almeida
Suporte Gastronômico: *Marcelo Gonçalves
Imagem: Diogo Vaz
Assessoria de Imprensa: Gustavo Saul
O QUE: Trata-se de um evento-teste para a proposta de novo formato para a escrita criativa. Este é o primeiro evento oficial do selo Árvore – eventos de escrita que propõe a criação do texto através de processo semelhante ao vários estágios de desenvolvimento da árvore. Neste primeiro movimento propomos um processo anterior à semente, isto é, a própria idéia da criação através de um processo dinâmico de inseminação criativa que chamamos de Maratona de escrita à mão.
COMO: Como um jogo, esse encontro tem suas regras que passam pelo equilíbrio entre estímulo, tema e tempo de produção. A essência do processo é a liberdade nas escolhas que fazemos durante o uso do tempo de escrita à mão. Os tempos de escrita – marcados pelo som de guitarra ao vivo - vão variando e o escritor-jogador vai ser desafiado a passar para uma nova fase. O evento tem duração de duas horas com 31 minutos de prática de escrita à mão, 20 minutos de trabalho em grupo e 60 minutos de fala. Esses momentos são intercalados dentro de uma definição específica de tempo para cada ação.
PATSY CECATO, nome artístico de Patrícia Cecato, é escritora, dramaturga e professora de Escrita Criativa. É sócia do selo Árvore - eventos de escrita. É atriz, diretora, professora de teatro e produtora cultural. É graduada em Produção Áudio visual pela ULBRA/RS e Mestre em Escrita Criativa pela PUC/RS. Como atriz destaca o espetáculo SE MEU PONTO G FALASSE, dirigido por Julio Conte e os filmes ISAURA, de Alex Sernambi e BOA VENTURA, de Guilherme Castro. Como dramaturga e diretora destaca os espetáculos MANUAL PRÁTICO DA MULHER MODERNA, HOTEL ROSA-FLOR e MULHERES PESSEGUEIRO. Como cineasta destaca o documentário DAS DUAS UMA e o curta-metragem GOSTO. É diretora de produção do COMPLEXO CRIATIVO COMICA CULTURAL de Porto Alegre.
MAURICIO FERREIRA CHEMELLO é professor de Escrita e Leitura em Português, Inglês e Espanhol. Mestre em Literatura pela PUCRS com pesquisas sobre o Processo de Escrita Criativa. Como escritor possui Contos e Poemas publicados em Antologias e Revistas Digitais. Por seis anos residiu e trabalhou na Inglaterra como Tradutor e Intérprete, tendo publicado um Guia sobre a cidade de Londres. De volta a Porto Alegre, orienta Oficinas de longa e curta duração sobre temas artístico-literários. Atual presidente da AJL (Associação Jovem Leitor) cujo trabalho é levar a leitura para aqueles com menos acesso.
MATHEUS MAYER ALMEIDA é cantor, compositor, guitarrista e produtor musical.
Ingresso: 60 reais – á venda no Pâtissier (Marques do Pombal 128 – Moinhos de Vento) ou no site Entreatos. Alunos e ex-alunos da Comica podem adquirir os ingressos na sede da escola (Osvaldo Aranha 1070/503);