LABORATÓRIO DE PESQUISA E MONTAGEM
Ministrante: Fernando Kike Barbosa
QUARTAS-FEIRAS DAS 19:30 AS 22:30
CARGA HORÁRIA: 39 ENCONTROS – 117 HORAS/AULA
De 11 de março a 16 de dezembro
*férias de 16 de julho a 04 de agosto
* Pré-requisito: ter alguma experiência teatral
Fernando Kike Barbosa é ator, diretor e dramaturgo com trabalhos em teatro cinema e televisão. Fez sua formação junto ao grupo Ói Nóis Aqui Traveiz com o qual, trabalhou ao longo de 8 anos, e realizou diversos projetos, com intensa atividade na área da pesquisa teatral, voltada tanto para espetáculos em ambientes fechados como para as ruas, exercendo as funções de ator, oficineiro, diretor, produtor. Entre os espetáculos deste período destacam-se trabalhos como "Antígona" (90) e"Dr. Fausto" (94) que lhe rendeu o Prêmio Açorianos de melhor ator-coadjuvante. A partir de 97 passa a trabalhar com diversos grupos e diretores onde destacam- se: "Uma Professora Muito Maluquinha" (97) direção de Adriane Mottola. Prêmio Tibicuera (RS) e Prêmio Iznard Azevedo SC) de Melhor Ator-coadjuvante, “Dois Perdidos Numa Noite Suja"(97) e "O Barão nas Árvores" (98) direção de Roberto Oliveira, “O Beijo no Asfalto” (98), direcão de Patricia Fagundes. "Os Crimes da Rua do Arvoredo" (99) direção de Camilo de Lélis (Prêmio Açorianos de melhor Ator). Como diretor realizou: "Álbum de Família" (96 - Indicado para o Prêmio Açorianos de Melhor Espetáculo), "Dorotéia" (99 - Seis indicações ao Prêmio Açorianos incluindo de melhor direção e espetáculo. Co-dirigiu e atuou em "As Malcriadas" (2001 - Sete indicações ao "Prêmio Açorianos" incluindo de melhor ator-coadjuvante, melhor espetáculo e melhor direção.Em 2006, ao lado do ator e diretor Sergio Ectchichury dirigiu "Zona Contaminada". Em 2010 Dirigiu o espetáculo de teatro de rua “A Caravana da Ilusão” com o grupo POVO DA RUA. Faz parte dos espetáculos do repertório da Cia Stravaganza, entre os quais, “A Comédia dos Erros”, “Bebê Bum” e“Sacra Folia.
Em 2013 escreveu e dirigiu os espetáculos “Pequenas Violências – Silenciosas e Cotdianas” (Prêmio Brakem de Melhor espetáculo 2014) e a peça de Rua “Zona Paraiso”. Ainda em 2013 escreveu a peça “Circo de Horrores e Maravilhas” em parceria com Vera Parenza. Em 2015 dirigiu o espetáculo “Homem Mãe”, montagem de conclusão do “Laboratório de Pesquisa e Montagem 2015” do Complexo Criativo Comica Cultural. Foi orientador do Laboratório de Pesquisa e Montagem Nelson Rodrigues da Comica Cultural, dirigindo os espetáculos de conclusão “Amores Obsessivos” e “O Beijo no Asfalto”. Em 2019 dirigiu o espetáculo “Voltei – Uma Comédia de Outro Mundo”, inspirado na obra de Woody Allen, montagem de conclusão do Núcleo de Experimentação Cênica.
PROGRAMA:
O ator, diretor e dramaturgo Fernando Kike Barbosa é o responsável pela montagem profissional desse ano da escola. O diretor conduzirá o grupo de atores que buscam inserção no mercado de trabalho. Utilizando as técnicas de improvisação, construirá com o grupo o texto e a montagem de um espetáculo teatral. A Comica Cultural produzirá a estréia e o núcleo de produção que se formará dentro do grupo dará seguimento à carreira do espetáculo.
Dessa experiência nasceram as peças: Pílula de Vatapá (2007), Dançarei sobre o teu cadáver (2008) e Larissa não mora mais aqui (2009), A Milímetros de Mercúrio (2010), Vendetta Corsa (2011), Enquanto Agonizo (2012), Associação dos Psicopatas Anônimos (2016) e Aquilo que nos Amanhece (2017) dirigidas por Júlio Conte, Efeitos Colaterais da falta e/ou do excesso (2013), dirigida por João Pedro Madureira, Homem Mãe (2015), Amores Obsessivos (2017) e O Beijo no Asfalto (2018), dirigidas por Fernando Kike Barbosa, e Não se Mata Pintassilgo (2019), dirigida por Patsy Cecato.
INVESTIMENTO
A Vista: R$ 2.430,00
Parcelado: 10 x de 270,00