Paparazzi ou A Crônica de Um Amanhecer Abortado

“Paparazzi ou A Crônica de um Amanhecer Abortado”é uma comédia que faz uma ácida crítica ao mundo contemporâneo e sua sociedade do espetáculo, onde fofocas de revista importam mais do que a notícia de que o mundo está prestes a acabar.

 O texto apresenta 14 histórias que mostram a reação de diferentes pessoas ao anúncio de que o sol não nascerá no dia seguinte. Com uma tônica nonsense, diversos personagens atravessam uma noite de incertezas sem saber se haverá o amanhã. A partir desse fato relações inusitadas se estabelecem entre pessoas desconhecidas que vagam pelas ruas e ambientes noturnos da cidade, criando uma atmosfera caótica e absurda. Em ritmo cinematográfico, a peça aborda esse tema de forma envolvente e poética.

 Esse é o enredo da peça escrita por Matéi Visniec, romeno naturalizado francês, que vive e trabalha na França há 28 anos, desde que se refugiou da ditadura de Nicolae Ceausescu. Considerado por muitos “o novo Ionesco” por dar continuidade ao gênero do teatro do absurdo, suas peças têm sido traduzidas e montadas em mais de vinte países. No Brasil, seus textos são montados desde 2013. Uma crítica atualíssima ao sensacionalismo contemporâneo. 

FICHA TÉCNICA:

Texto: Matéi Visniec

Direção: Fernando Kike Barbosa

Elenco: Elaine Santos Segura, Kátia Marko, João Petrillo, Rosângela Britto e Vinícius Magnus

Edição de Áudio: Paulo Arenhart

Sonoplastia: Fernando Kike Barbosa

Iluminação: Bruna Immich

Figurinos: Cléia Bertinetti

Fotos: Emílio Speck

Coordenação de Produção, Assessoria de Imprensa e Mídias Sociais: Gustavo Saul

Assistente de Produção: Vinícius Magnus

Realização: Cômica Cultural