Site da rede
Artistasgauchos.com.br
artistasgauchos.com.br

Notícias

Tempo, espaço e composição - o jogo rítmico do ator em conjunto - quarta edição
05/07/2016 / Cômica Cultural

 

 

TEMPO, ESPAÇO E COMPOSIÇÃO – o jogo rítmico do ator em conjunto – quarta edição

Ministrante: Adriano Basegio

DE 08 A 12 DE AGOSTO – das 19 as 23 horas

CARGA HORÁRIA: 5 ENCONTROS – 20 HORAS/AULA –CENTRO DE FONOAUDIOLOGIA LIGIA MOTTA

 

ADRIANO BASEGIO é ator, diretor e professor de teatro e música, Licenciado em Educação Artística - Hab. Artes Cênicas/UFRGS e Escola de Música da OSPA. É cofundador da Cia do Giro e Diretor/Coordenador Pedagógico do TEPA – Teatro Escola de Porto Alegre. Formação em Mimo Corporal com Thomas Leabhart (Paris) e École Philippe Gaulier (Paris); Aperfeiçoamento na SITI Company - Técnica Suzuki e Viewpoints (Nova York). Especializações e cursos com: Yoshi Oida (Japão), Sotigui Kouyaté (Burkina Fasso), Leo Bassi (Italia); Maria Lucia Raimundo e Roberto Birindelli (POA), Grupo LUME (Campinas), Angela de Castro, Ivaldo Bertazzo (SP), entre outros. No teatro participou de diversos espetáculos nas funções de ator e músico onde destacam-se “Larvárias”, “Clonwssicos” e “O Sonho de uma Noite e Verão” pela Cia do Giro. No cinema e TV tem participações como ator, roteirista e diretor musical. Professor do ITI (Intercultural Theatre Institute) em Singapura/Ásia.

Inicialmente concebido para o currículo do ITI – Intercultural Theatre Institute em Singapura (Ásia), compilando a experiência de mais de 20 anos de Basegio com a pesquisa de Ritmos e Sonoridades para a criação da cena dramática, sua experiência direta com a SITI Company em NY (Suzuki e Viewpoints), técnicas de danças e ritmos orientais entre outros. De lá pra cá já foram 2 edições do curso no Rio de Janeiro e em Porto Alegre esta será sua 4a Edição.

O CURSO tem como foco a exploração e potencialização da capacidade de jogo do ator em conjunto; o coletivo como base para a construção de dramaturgias eminentes e a composição de cenas que surgem através da experimentação das qualidades dramáticas do Tempo e do Espaço; os princípios básicos e o exercício sistemático da construção da poética em grupo; a qualidade dramática do som e sua importância na criação de climas, atmosferas e ambiência da cena teatral; a utilização de objetos concretos na construção de uma narrativa cenográfica via jogo e improvisação; a investigação sobre dramaturgias criadas a partir dos sentidos e das impressões e seus desdobramentos em termos de narrativa cênica e imagem. 


No programa elementos de Viewpoints/Suzuki, Antropologia Teatral, Mimo Corpóreo, danças e ritmos orientais, percussão corporal, jogo, improvisação e composição cênica. O processo de Composição Cênica e criação dramatúrgica se dá em 3 níveis: 1) Dramaturgias Possíveis a partir do resultado puro das improvisações sem uma temática prévia; 2) Dramaturgia e Contexto a partir de uma universo selecionado extraído de contos, imagens e situação dada; 3) Dramaturgia Existente a partir de um texto dramático pré selecionado.

 

INVESTIMENTO:

Á vista: R$ 450,00

Parcelado: 2 x de 250,00

*alunos e ex-alunos da Comica e Tepa pagam 400 ou 2 x de 200,00

 

Av. Osvaldo Aranha, 1070/503 - Fone 51 3268.7016 - comica@terra.com.br

Site desenvolvido pela Metamorfose Agência Digital