Site da rede
Artistasgauchos.com.br
artistasgauchos.com.br

Notícias

Workshop de Introdução a Direção de Arte no Cinema
25/05/2016 / Cômica Cultural

WORKSHOP DE INTRODUÇÃO À DIREÇÃO DE ARTE NO CINEMA

Ministrante: Valéria Verba

10, 11 e 12/06 – sexta-feira das 19:30 as 22:30 – sábado e domingo das 15 as 18 horas

CARGA HORÁRIA – 3 ENCONTROS – 9 HORAS/AULA – SALA 501 DO COMPLEXO CRIATIVO COMICA CULTURAL

 

Valeria Verba estudou licenciatura em História na Faculdade Porto-Alegrense, fez especialização em Direção de Arte pela Escola São Paulo ministrado pela diretora de arte e cenógrafa Vera Hamburger, curso extensão em Direção de Arte para áudio-visual na Fundação Ecarta com as diretoras de arte Gilka Vargas e Iara Noemi, curso de documentário com o diretor Guilherme Castro, curso de introdução a produção cinematográfica na Escola Técnica, curso de produção teatro com a produtora Dedé Ribeiro e o curso de montagem de projetos para LIC. Como diretora de arte atuou em diversos curtas e longas-metragens, mini séries para o Brasil e Portugal. Recebeu Prêmio Açoriano de Melhor Produção Teatro Adulto em 2003 pelo espetáculo "Queridíssimo Canalha"texto de Ivo Bender e direção de Graça Nunes,  Prêmio de Direção de Arte com o curta metragem "Três Vezes por Semana" de Cris Reque no festival Somos de 2011 e Prêmio de Melhor Direção de Arte com o curta metragem "Linda, uma história horrível" de Bruno Gularte Barreto no 42o Festival de Cinema de Gramado - Mostra Gaúcha.


Filmes como "Nove Crônicas Para um Coração aos Berros" e "Uma Dose Violenta de Qualquer Coisa" ambos de Gustavo Galvão, foram  lançados comercialmente com ótima repercussão de crítica, participando de diversos festivais nacionais e internacionais. Seus recentes curtas-metragens, como  "Tomou café e esperou" de Emiliano Cunha, ganhou Kikito e Prêmio Assembleia Legislativa de Melhor Desenho de Som no 41º Festival de Cinema de Gramado e Menção Honrosa no Festival de Cine de Huesca  e o "Linda, uma História Horrível" de Bruno Goulart Barreto ganhou vários prêmios Assembléia Legislativa no Festival de Gramado 2014, inclusive de melhor Direção de Arte e o longa-metragem ¨Ponto Zero¨de José Pedro Goulart, com lançamento previsto para dia 26 de maio, participou de festivais como Locarno e em Gramado ganhou os prêmios de melhor som e melhor montagem.

 

OBJETIVO

Apresentar uma introdução ao processo de trabalho de direção de arte no cinema,  noções de montagem de equipe, decupagem, pré-produção, filmagem e pós-produção de um projeto e como gerenciar os departamentos de figurino, cenografia, maquiagem e objetos.

 

PROGRAMA

Introdução ao processo de trabalho da direção de arte no cinema. Atuação desde o roteiro, na pré-produção e nas filmagens. 

O universo da direção de arte – arquitetura, objetos, cores e texturas, personagens e figurino/maquiagem. 

Primeiras noções sobre a história da arte e a sua aplicabilidade no cinema.

1. A atuação do diretor de arte

a. O trabalho do diretor de arte junto aos criadores na fase de roteiro

b. O trabalho da preparação e nas filmagens

c. A contribuição do diretor de arte na pós-produção

 

2. Primeiras noções sobre história da arte e a sua aplicabilidade no cinema

 

3. O universo da direção de arte 1

a. Referências espaciais

b. Personagens

c. Cores e texturas

 

4. O universo da direção de arte 2

a. Arquitetura e objetos

 

5. O universo da direção de arte 3

a. Figurino

b. Maquiagem

 

6. Gerenciando o núcleo da arte

a. Interseção com Direção – Roteiro – Produção

 

INVESTIMENTO

A Vista: R$ 230,00

Parcelado: 2 x de 130,00

*alunos e ex-alunos da Comica pagam 208,00 ou 2 x de 104,00

 

Av. Osvaldo Aranha, 1070/503 - Fone 51 3268.7016 - comica@terra.com.br

Site desenvolvido pela Metamorfose Agência Digital