Site da rede
Artistasgauchos.com.br
artistasgauchos.com.br

Notícias

Laboratório de Escrita Criativa
25/05/2016 / Cômica Cultural

LABORATÓRIO DE ESCRITA CRIATIVA

Ministrante: Patsy Cecato

 

CARGA HORÁRIA – 24 ENCONTROS – 48 HORAS/AULA

 

DE 01 DE JUNHO A 07 DE DEZEMBRO – QUARTAS-FEIRAS DAS 19:30 AS 21:30

SALA 401 DO COMPLEXO CRIATIVO COMICA CULTURAL

 

Patsy Cecato é co-autora das peças SE MEU PONTO G FALASSE (1997), O MISTÉRIO DA CALÇA AZUL-MARINHO (2000), (com Júlio Conte e Heloísa Migliavacca). Recebeu o PRÊMIO AÇORIANOS DE LITERATURA – EDIÇÃO 1999 - CATEGORIA DRAMATURGIA por SE MEU PONTO G FALASSE – WS Editor. Assina o texto final da peça MANUAL PRÁTICO DA MULHER MODERNA (2002). É autora das peças NO RITMO DO AMOR (1992/2003) e HOTEL ROSA-FLOR (1996) editada pelo Instituto Estadual do Livro dentro da coleção Dramaturgia Gaúcha e de MULHERES PESSEGUEIRO – Texto contemplado com a Bolsa de Criação Artística – Categoria Dramaturgia da Funarte, edição 2008. É roteirista do curta-metragem A BREVE HISTÓRIA DE CÂNDIDO SAMPAIO (2000) produzido pela Nova Bossa com direção de Pedro Carvana, e do curta-metragem DONDORLEI, adaptação do conto Dondorlei e o Cometa de Fernando Neugbarth. Roteirizou e dirigiu o curta-metragem GOSTO. Participou da seleção da Oficina de Dramaturgia 2010 da Rede Globo de Televisão.

Formação:é Mestre em Escrita Criativa pelo Programa de Pós-Graduação em Letras PUCRS. Iniciou seus estudos literários com Luis Antônio de Assis Brasil na OFICINA DE CRIAÇÃO LITERÁRIA do curso de Pós-Graduação em Letras do Instituto de Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica (1989) e desenvolveu a técnica do conto dentro do grupo literário FÁBULA (1990 a 1993). Deste período destacam-se duas antologias de contos publicadas: CONTOS DE OFICINA 5 e MAIS AO SUL DO QUE EU PENSAVA.  Cursou um ano de OFICINA DE DRAMATURGIA ministrada por Júlio Conte.  Integra a antologia CONTISTAS BISSEXTOS com o conto ENTRE AS ORQUÍDEAS DO DELEGADO, editora LPM, organizada por Sérgio Faraco (2007). Tem editadas as peças Se Meu Ponto G Falasse e Hotel Rosa-Flor. Participou das conferências FRONTEIRAS DO PENSAMENTO nos anos de 2007 a 2009. Estudou com Domingos de Oliveira no curso LIÇÕES DE LIBERDADE na escola B-arco (SP) e com Milly Lacombe no curso ESCRITA CRIATIVA na Escola São Paulo de Economia Criativa.

 

OBJETIVOS

Conhecer diferentes técnicas para escrever um texto criativo e desenvolver a sua forma de escrita a fim de aprimorar a maneira de se abordar um tema.  Capacitação para uma escrita artística e criativa. Descobertas dos caminhos da imaginação.  Desenvolvimento de uma escrita pessoal.

 

PROGRAMA

Estrutura Dramática

Curva dramática

Formato do texto curto

O personagem

O diálogo

Prosa poética

Texto curto

Literatura do Eu

O imaginário

A narrativa

Tempo, espaço e timing

História aparente e história oculta

Especificidades das linguagens das novas mídias

 

 

 

INVESTIMENTO

 

A Vista: R$ 1080,00

 

Parcelado: 6 x de 200,00

 

*alunos e ex-alunos da Comica pagam 6 x de 180,00

 

 

 

Av. Osvaldo Aranha, 1070/503 - Fone 51 3268.7016 - comica@terra.com.br

Site desenvolvido pela Metamorfose Agência Digital